Home Esporte “Viva o Parque” celebra o Dia das Mães neste domingo (8)

“Viva o Parque” celebra o Dia das Mães neste domingo (8)

9 min read
0
0
107

O Viva o Parque do próximo domingo (8), Dia das Mães, é um convite às famílias para que comemorem a data festiva pertinho da Natureza. Será uma manhã especial – com atrações musicais e culturais dedicadas às mães – em quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h. “A boa nova é o retorno do projeto ao Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, de 9h ao meio dia”, destaca o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno.

A programação, diversificada e gratuita para todos os públicos, será uma oportunidade para as famílias demonstrarem para as mamães o amor em forma de arte, esporte, lazer e cultura. O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Sema. Oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas. Em todas as quatro UCs, são muitas as atividades e atrações do Viva o Parque: yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

No Botânico, além do retorno das atividades do Viva o Parque, vai ter muita distribuição de mudas e todas as atrações que já existem, à exceção do pedalinho. Com seus 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, configura um convite e uma caminhada com ar puro e beleza exuberante. Com visibilidade para o espelho d’água, os quiosques proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família.

No Parque do Cocó

Foto: Divulgação/Ascom Sema

De acordo com o gestor Paulo Lira, o Parque do Cocó vai receber as mães com uma atração especial. “Adianto que vai ter muito humor e muitas rosas”, disse. Ele destaca que além das atividades do projeto e já conhecidas do público, tem o Bosque do Bom Viver. “O espaço que conta com um minicampo de golf, mesinhas para jogos de dama e xadrez, e uma cancha para jogar bocha”, explica. As crianças também têm um lugar especial na briquedopraça do Cocó, uma área de 307m², com piso emborrachado anti-impacto e com 10 tipos diferentes de brinquedos.

Caso o visitante queira levar a mamãe e toda família para conhecer o Rio Cocó, tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216. Domingo, também tem o arvorismo no Cocó. Esporte voltado para os que se consideram mais radicais, só poderá ser praticado por pessoas que gozem de boa saúde, com altura acima de 1,50m e pesem no máximo 100kg.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada, vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, como acontece todos os domingos, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

Serviço:

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Verifique também

Fortaleza tem alerta de perigo de chuvas intensas no feriado de Corpus Christi, diz Inmet

A previsão do instituto é que as cidades registrem chuvas e ventos intensos entre hoje (29…