Home Geral Benigna Cardoso será beatificada em 24 de outubro, aniversário de seu martírio

Benigna Cardoso será beatificada em 24 de outubro, aniversário de seu martírio

4 min read
0
0
7,630

A menina Benigna Cardoso da Silva, chamada de “Menina Benigna”, será beatificada no dia 24 de outubro de 2022, data que marca o aniversário de seu martírio, a informação foi divulgada pela Diocese do município do Crato, no Ceará nesta segunda-feira (2).

Conhecida como “heroína da castidade”, por ter sido assassinada aos 13 anos defendendo sua virgindade, Benigna se tornará a primeira beata nascida no Estado do Ceará e a quarta mártir do Brasil.

Em 2019, o Papa Francisco autorizou o processo, para que ela fosse beatificada. A beatificação faz parte do processo para tornar Benigna uma santa para a Igreja Católica, faltando a canonização.

A solene celebração de beatificação será presidida pelo cardeal Marcello Semararo, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, na Praça da Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato, situado a 502,3 km de Fortaleza.

Foto: Diocese de Crato

Sobre a Menina Benigna

Benigna Cardoso da Silva Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus. A menina era assediada por um colega de escola, mas rejeitou as propostas dele. Mas, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que ela costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusar dela. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou.

Na época do assassinato, padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

O martírio de Benigna foi reconhecido pelo papa Francisco em outubro de 2019. Inicialmente sua beatificação havia sido marcada para 21 de outubro de 2020, mas foi adiada por causa das medidas impostas para o combate à pandemia de covid-19.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 1 =

Verifique também

OAB e ESA-CE lançam terceira edição online da Revista Jurídica nesta quinta-feira (29)

A obra traz uma pluralidade de ideias em mais de 30 artigos de opinião de advogadas, advog…