Home Cidade Colaboradoras são surpreendidas com exposição de desenhos e pinturas feitos pelos filhos

Colaboradoras são surpreendidas com exposição de desenhos e pinturas feitos pelos filhos

6 min read
0
0
87

Uma campanha em alusão ao Dia das Mães, lançada em 2019, teve seu desfecho neste ano no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). A ação, promovida entre as colaboradoras do equipamento, premiou os quadros pintados pelos filhos das profissionais. Com o início e o posterior agravamento da pandemia de covid-19, o resultado final teve de ser adiado.

A campanha, com tema livre, buscou laurear o quadro mais criativo que retratasse a mãe. Todos os setores do HGWA foram incluídos e os filhos de todas as idades puderam participar. A ideia era que as pinturas fossem expostas em um lugar especial na unidade, proposta que só foi concretizada neste ano.

O resultado não poderia ter sido melhor. Os 22 desenhos foram colocados em molduras e expostos em um dos principais corredores do hospital. A reação das mães foi de saudosismo e emoção. Os quadros foram divididos em duas seções (Amor e Vida) e acompanhados de um trecho da música Aquarela, de Toquinho.

A colaboradora Luciana Oliveira, do setor de Recursos Humanos, reconheceu o desenho do filho Bernardo, na época com três anos de idade. “Quando vi, fiquei muito emocionada. Imaginar como ele era com três aninhos e, mesmo assim, falando ‘mamãe, estou desenhando você’, foi voltar ao passado. Acho muito gratificante. Isso ficar exposto no ambiente é fazer com que a gente, cada vez que passe por esse corredor, tenha essa lembrança, torna (o dia) muito agradável, como se tivesse um pedacinho nosso aqui dentro”, diz.

Foto: Bruno Brandão/Ascom HGWA

A coordenadora de Nutrição, Carolina Drummond, também voltou no tempo com o desenho que o seu filho fez, com 12 anos na época, onde ela aparece confortando o pequeno com seus cabelos. “Ele diz que quer ser artista. Ele topou na hora, ficou bem empolgado; fez com toda dedicação, pediu para comprar a tinta, a tela, e tirou uma tarde inteira. Foi lindo. Quando vi, o coração bateu mais forte, resgatou todo aquele momento, toda a emoção e a felicidade que ele tem em poder expressar o seu amor“.

Homenagem

De acordo com a diretora de Gestão e Atendimento do HGWA, Carla Fonteles, o projeto buscou representar a forma como os filhos veem as mães, homenageando essa relação. “Queríamos valorizar a colaboradora que é mãe e trazer a expressão do amor materno. Esse sentimento foi transformado em arte com a iniciativa, que foi dividida por faixa etária, tanto que alguns são rabiscos, mas cheios de afeto”.

Fonteles, que também teve exposta uma pintura de sua filha, compartilhou seu sentimento. “Isso nos permite ver, nos mínimos detalhes, a valorização do colaborador. A galeria é para todo o público que visita a unidade. Quando passo e vejo o quadro da minha pequena, é só amor. Guardamos todo esse material de forma bem conservada para expor nesse cantinho que transborda amor e vida, como ele se chama”.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Verifique também

História do castelo construído como prova de amor em Fortaleza é contada em livro

O enredo dessa história está narrada no livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição, 5…