Home Saúde SMS alerta sobre os riscos da leptospirose em períodos chuvosos

SMS alerta sobre os riscos da leptospirose em períodos chuvosos

6 min read
0
0
96

A Prefeitura de Fortaleza alerta, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para os riscos de transmissão da leptospirose, doença infecciosa transmitida ao indivíduo pela urina de roedores, principalmente em períodos chuvosos. Neste ano, Fortaleza já registrou seis casos confirmados. Entre os anos 2020 e 2021, foram confirmados 60 casos.

Como prevenção, deve-se evitar o contato com água ou barro de alagamentos. Caso o contato tenha ocorrido, a recomendação é, logo que possível, retirar calçados molhados e limpar a região do corpo com água e sabão. Também é aconselhável evitar o acúmulo de lixo e entulhos, pois são lugares propícios para a infestação de ratos.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem). É transmitida através de água contaminada e contato com a pele, especialmente se houver arranhões ou cortes.

Em situações de alagamentos, a urina dos ratos em esgotos, bueiros e calhas mistura-se à água e à lama. A transmissão ocorre pelo contato com essa água e locais contaminados. Porém, a leptospirose é considerada uma doença curável, principalmente em diagnóstico precoce.

Sinais e sintomas

A pessoa que apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo alguns dias após de ter contato com água de alagamento ou proveniente de esgoto deve procurar imediatamente as unidades da Rede Municipal de Saúde, a depender do nível de complexidade.

Pessoas com sintomas leves devem procurar os postos de saúde; já com sintomas mais graves, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A leptospirose é uma doença curável, o tratamento e o diagnóstico são oferecidos pela Rede Municipal de Saúde após a notificação de circunstâncias suspeitas à Vigilância Epidemiológica Municipal. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para uma recuperação bem-sucedida.

Enfrentamento à leptospirose

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da SMS, atividades visando ao enfrentamento à leptospirose por meio da prevenção e do combate à proliferação de roedores. As ações são realizadas em espaços públicos, locais de manejo de resíduos sólidos, feiras, bueiros e áreas que representem risco iminente, com pretensão de prevenir a incidência de casos de leptospirose em locais com maior probabilidade de ocorrências.

Nas ações, são utilizados produtos para o controle populacional de roedores – esse material utilizado não é prejudicial aos seres humanos.

Até fevereiro de 2022, as ações de desratização já somam 30.475 imóveis visitados, com 24.434 focos exterminados com uso de produtos químicos. Nos últimos dois anos (2020 e 2021), a Prefeitura realizou 198.529 visitas e 144.937 utilizações de raticida.

Durante as visitas, os agentes realizam também uma ação educativa com a comunidade, esclarecendo o que pode ser feito para evitar a proliferação de ratos, como evitar o acúmulo de lixo e entulho nas calçadas e quintais, e também armazenar corretamente seus resíduos sólidos e colocá-los na calçada apenas no dia e na hora da coleta de lixo.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + nove =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…