Home Cidade Sarto viaja para a Suécia em busca de parcerias e apoios internacionais; vice Élcio assume a prefeitura

Sarto viaja para a Suécia em busca de parcerias e apoios internacionais; vice Élcio assume a prefeitura

8 min read
0
0
109

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, cumprirá missão oficial na Suécia, entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Ele participará de evento sobre questões climáticas e de reuniões com instituições que atuam nas áreas de juventude, inovação e tecnologia, resíduos sólidos e meio ambiente.

O prefeito também reforçará a divulgação da cidade como atrativo turístico, buscará consolidar parcerias e atrair novos investimentos para a Capital. Para cumprir a agenda, Sarto já embarca na noite deste domingo (29). Durante o período, o vice-prefeito Élcio Batista assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza.

A agenda do prefeito José Sarto na Suécia ocorrerá em Estocolmo. Na terça-feira (31), está prevista uma reunião com a Smart City Sweden, plataforma que se dedica a soluções urbanas sustentáveis. A reunião será oportunidade para conhecer as empresas que compõem a plataforma, trocar experiências e prospectar novos negócios e parcerias para Fortaleza. Também na terça-feira, Sarto deve visitar o Instituto Olof Palme, que apoia iniciativas de movimentos progressistas pelo mundo nas áreas de democracia, direitos humanos, paz e justiça social.

Na quarta-feira, 1º de junho, o prefeito participará do Fórum de Cidades Stockholm+50 High Level, realizado pela Prefeitura de Estocolmo, que promoverá amplo debate sobre meio ambiente e sustentabilidade, com foco nos compromissos assumidos durante a Conferência das Nações Unidas de 2021 (COP-26). Sarto irá interagir com prefeituras de diversos países do mundo e conhecerá boas práticas dentro da temática.

Na quinta-feira (2), como membro da delegação do Brasil na Stockholm +50, participará com a vice-prefeita de Estocolmo, Katarina Luhr, do painel sobre Resíduos Sólidos, “Waste Management– An urgent issue to be addressed at the local and municipal level to achieve Sustainable Development Goals and to fight climate change. Mayors’ dialogue on targeting Zero Waste” (Gestão de Resíduos Sólidos – Uma questão urgente a ser abordada a nível local e municipal para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e combater as mudanças climáticas. Diálogo dos prefeitos sobre a meta de zerar desperdícios).

Ainda na quinta-feira (02/06), o prefeito fará visita à Fryshuset, organização civil que atua em cooperação com organismos internacionais e investe em programas nas áreas de educação, juventude, trabalho e empreendedorismo. A Prefeitura de Fortaleza dispõe de memorando de entendimento (MoU) com a instituição, e o objetivo do encontro é estreitar relações e fortalecer a política de cooperação na área de Juventude.

Já na sexta-feira (03/06), a agenda prevê reunião com a Impact Hub Estocolmo, que busca soluções inovadoras para as principais questões da cidade, e também com a Agência Sueca de Proteção Ambiental, onde conhecerá ações realizadas pelo País destinadas à pauta ambiental.

Élcio assume interinamente a Prefeitura

Elcio e Sarto no gabinet durante a cerimônia de transmissão de cargo
Foto: Kiko Silva

O vice-prefeito Élcio Batista assumiu interinamente a Prefeitura de Fortaleza enquanto o prefeito José Sarto cumpre agenda no exterior entre os dias 31 de maio e 3 de junho. A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu neste domingo (29), no Paço Municipal, e contou com a presença de secretários municipais.

“Para mim, é uma alegria muito grande saber que Fortaleza ficará em boas mãos. Tenho o privilégio de contar com a inteligência e a sensibilidade dessa figura humana, que possui preocupação pela causa social que é fora da curva. Élcio já trabalha idealizando projetos para Fortaleza a curto, médio e longo prazo e fico muito feliz de tê-lo ao meu lado nesse desafio que é trabalhar pela cidade”, declarou Sarto.

Élcio Batista elogiou a trajetória de Sarto no âmbito político, e afirmou que o prefeito tem feito a gestão da cidade com as mesmas virtudes.

“Com honestidade e liderança, Sarto vem lutando por Fortaleza ao longo de sua vida. Agradeço por estar ao lado dele, ajudando, pois esse tem sido o meu propósito: contribuir esse trabalho em conjunto, para conduzir da melhor maneira possível as políticas públicas. Felizmente, temos investimentos nas áreas de juventude, meio ambiente, entre outros, que são fundamentais para a cidade. Seguirei aqui, ligando se necessário, mas logo ele estará de volta”, afirmou.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − onze =

Verifique também

Polícia Civil deflagra Operação Restauração e desarticula organização criminosa de atuação nacional

A operação resultou no sequestro de imóveis, automóveis de luxo, embarcações, criptoativos…