Home Educação Prefeitura promove aula inaugural da edição 2022 do Academia Enem

Prefeitura promove aula inaugural da edição 2022 do Academia Enem

9 min read
0
0
105

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (21), a aula inaugural do Academia Enem 2022, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate. Nesta edição, o programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Juventude, conta com parceria com a Descomplica, plataforma online de educação.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, celebrou o projeto e apontou que o Academia Enem tem por objetivo proporcionar mais ferramentas e recursos de estudo para os vestibulandos da Capital.

“O Academia Enem é uma grande oportunidade, pois propicia ferramentas importantes para essa garotada que vai prestar o Enem. Entre elas aulões, simulados e instrumentos de inteligência emocional. Esse ano, temos ainda a parceira com a Descomplica, uma excelente plataforma online de educação. Tenho certeza, muitos aqui sairão vitoriosos no vestibular e passarão nos cursos desejados”, comentou o prefeito.

Nesta edição, os inscritos terão acesso a aulas virtuais e correção de redação por meio da Descomplica, aulões presenciais no Ginásio Paulo Sarasate, simulado, além de material didático para auxiliar nos estudos.

Sobre o Academia Enem

O Academia Enem é um curso gratuito, voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para ingressar na educação superior através do Enem, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral. O programa tem por objetivo tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar uma vaga nas universidades, tendo como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, ela os prepara para o ingresso no concorrido mundo do trabalho. O programa já beneficiou mais de 70 mil jovens desde 2013.

Os alunos terão acesso a aulas gravadas, que poderão ser assistidas no celular ou em um computador a qualquer momento; aulas ministradas pelos principais professores do País na preparação para o Enem; amplo banco de questões para exercícios, que poderão ser feitos direto na plataforma e com correção imediata, além de soluções elaboradas por professores e outros alunos.

Poderão contar, também, com cronograma de estudos semanal sugerido, com base nas matérias que mais caem nos vestibulares, permitindo uma preparação adequada até o dia da prova; simulado e provas anteriores que ajudarão o aluno a se preparar, inclusive, quanto ao tempo de prova e formato das questões, e possibilidade de elaborar, enviar e ter redações corrigidas, mensalmente, com temas pensados por professores que vivem diariamente o ambiente de preparação para vestibulares.

Além do acompanhamento virtual, os estudantes da Academia Enem continuarão participando dos aulões presenciais no Ginásio Paulo Sarasate com professores do AE. Eles receberão apostilas, camisetas e lanche gratuitamente.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, pontuou que o Academia Enem é dos um projetos que marcaram as melhorias da educação pública em Fortaleza nos últimos anos. “O Academia Enem ocorre junto à diversas mudanças que ocorreram na educação de Fortaleza e do Ceará, que saíram dos resultados baixos de anos atrás para hoje figurarem entre as melhores do Brasil. Com esse reforço, tenho certeza que muitos alcançarão seus objetivo de iniciar a carreira universitária”.

Sobre a Descomplica

Fundada em 2011, a Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, com um modelo 100% on-line, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, a Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil.

Davi Barroso, secretário municipal da juventude, apontou que a integração entre os formatos digitais e os tradicionais aulões, além de diversificar as ferramentas de estudo para os jovens pré-universitários, mostra-se necessária após a pandemia.

“Nós percebemos, com esses dois anos de pandemia, que era inevitável promover o ensino online aliado ao presencial. Por conta disso, buscamos a Descomplica, que é a maior e mais completa plataforma de ensino online. Nós queríamos firmar uma parceria que beneficiasse ainda mais nossos estudantes”, relatou o secretário.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezoito =

Verifique também

Estação Expedicionários é local privilegiado para observação de aviões

Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma locali…