Home Cidade Precabura, maior lagoa da Grande Fortaleza, será transformada em uma unidade de conservação

Precabura, maior lagoa da Grande Fortaleza, será transformada em uma unidade de conservação

3 min read
0
0
155

Fortaleza ganhará uma Unidade de Conservação (UC) estadual. O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informou, por ocasião da solenidade de entrega do Polo Gastronômico e Ambiental da Sabiaguaba, dia 30 de março, que os estudos para a criação da UC Lagoa da Precabura já foram iniciados.

“É uma das áreas mais belas e a maior lagoa da Região Metropolitana de Fortaleza, com uma área e 518.400 metros quadrados, dividindo os municípios de Fortaleza e Eusébio, com flora e fauna, ainda muito relevantes, e desde muito tempo, reivindicada a proteção da mesma”, disse.

De acordo com o secretário, mesmo sendo uma área com o entorno muito antropisado, tem grande potencial para se tornar uma área protegida. “A criação da UC atende a uma determinação da vice-governadora Izolda Cela, e também, pedidos de parlamentares e de outras lideranças ambientalistas do Ceará”, informou. Disse ainda que com o apoio da Prefeitura do Eusébio e da Prefeitura de Fortaleza, a área protegida deverá ser criada no segundo semestre deste ano. “Será com certeza, um grande ganho para o meio ambiente da Grande Fortaleza”, encerrou.

As UCs são criadas apenas por ato do Poder Público, seja no âmbito dos governos federal, estaduais ou municipais, podendo ser públicas ou privadas. No caso do Ceará, a Sema é a responsável pela criação de UCs e em âmbito federal, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio).

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…