Home Cidade Primeira mulher governadora efetiva do Ceará, Izolda Cela toma posse neste sábado (02)

Primeira mulher governadora efetiva do Ceará, Izolda Cela toma posse neste sábado (02)

7 min read
0
0
106

Na tarde deste sábado (2), Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tomou posse do Governo do Estado do Ceará durante sessão solene na Assembleia Legislativa. Atuando há sete anos e três meses como vice-governadora, ela é a primeira mulher a assumir efetivamente o cargo de governadora. Na ocasião, também foi lida a carta de renúncia do ex-governador Camilo Santana, marcando a descompatibilização do gestor. Na sequência, houve a cerimônia de transmissão do cargo de Camilo Santana para Izolda Cela, no Palácio da Abolição.

Izolda Cela assinou o termo de posse diante do plenário lotado, na presença do presidente da casa, Evandro Leitão, do prefeito José Sarto, além de deputados estaduais e federais e lideranças políticas.

Fotos: Ariel Gomes, Carlos Gibaja, Helene Santos, José Wagner, Tatiana Fortes e Tiago Stille

“Hoje, vivemos um processo diferenciado, pois temos a primeira mulher governadora do Ceará e, certamente, esta é mais uma vez que damos exemplo para o Brasil. Izolda fez história na educação e possui uma longa experiência de sete anos e três meses acompanhando o ex-governador Camilo Santana. É uma mulher preparadíssima e o Ceará será muito bem guiado em sua gestão”, afirmou Sarto.

Em seu discurso, Izolda destacou que a boa política e a abertura ao diálogo traz a confiança de superar desafios, continuar a desenvolver as políticas públicas e trabalhar pelo povo cearense. Entre esses desafios, ela enfatizou os impactos da pandemia da Covid-19 e a importância de priorizar mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade.

“Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso lugar de líder do Executivo Estadual. Isso fala sobre o histórico da ocupação da mulher em espaços de liderança, especialmente na política. Me sinto preparada para que possamos, juntos, vencer e superar os desafios, aquilo que ainda afeta a vida e a condição da mulher por ser mulher, para continuarmos avançando nesta boa luta para um ceará cada vez mais desenvolvido, com inclusão social e respeito às pessoas”, disse a governadora.

Fotos: Ariel Gomes, Carlos Gibaja, Helene Santos, José Wagner, Tatiana Fortes e Tiago Stille

Izolda também comentou sobre os anos como vice do ex-governador Camilo Santana. “Pude testemunhar, ao longo deste trabalho ao lado do governador Camilo Santana, as parcerias e projetos em todas as áreas das políticas públicas direcionados a trazer prosperidade ao Estado e ao povo”, declarou.

A governadora expressou que suas primeiras palavras seriam de gratidão. “Neste momento em que me apresento para receber esta honrosa missão, minha fala é de agradecimento. Pude testemunhar ao longo desses sete anos, ao lado do governador Camilo Santana, o acolhimento, contribuições e parcerias”, contou.

Izolda Cela se disse, ainda, extremamente empolgada e compromissada. “Me sinto convocada para vencer e superar os desafios que ainda afetam tão fortemente a vida de homens e mulheres. Quero afirmar ao povo cearense que recebo essa missão com entusiasmo e motivação para trabalhar”, disse a governadora reafirmando o compromisso de seguir agindo com respeito e diálogo, marcas do Governo.

A atual governadora também falou sobre a importância da parceria com a atual gestão da Capital. “O prezado prefeito Sarto integra esse time que luta pela boa política nos municípios cearenses”, enfatizou.

Para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, esta é a vez de dar voz e protagonismo às mulheres. “É uma honra empossar uma pessoa com tantas competências e formações impecáveis. Desejo sorte e apoio em mais essa trajetória”, pontuou.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Verifique também

Polícia Civil deflagra Operação Restauração e desarticula organização criminosa de atuação nacional

A operação resultou no sequestro de imóveis, automóveis de luxo, embarcações, criptoativos…