Home Cidade Entrega do Complexo Cultural Estação das Artes Belchior inicia novo capítulo do Centro de Fortaleza

Entrega do Complexo Cultural Estação das Artes Belchior inicia novo capítulo do Centro de Fortaleza

5 min read
0
0
142

Foi inaugurado, nesta quarta-feira (30), o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior. O equipamento ocupa a antiga estação João Felipe e entorno, que foi revitalizado pela Prefeitura de Fortaleza com novas paradas de ônibus, iluminação especial e calçamento acessível. O prefeito José Sarto participou da solenidade de entrega, ao lado do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e outras autoridades.

O local, que reúne a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Centro de Gastronomia e Cultura Alimentar, o Centro de Design do Ceará, o Mercado Criativo do Ceará e as sedes da Secretaria da Cultura (Secult) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), passa a funcionar com uma programação formativa semanal, aos domingos. Os equipamentos que compõem o complexo serão abertos gradualmente até o mês de julho.

“Quando a gente vem entregar uma obra dessa, valoriza um patrimônio arquitetônico e histórico e que faz parte da vida das pessoas de Fortaleza. A praça também foo devolvida como era antigamente, após um projeto de restauração acompanhado pelo Iphan. Acredito que a cultura muda a vida das pessoas e aqui o será o local dos artistas, do conhecimento e da história”, pontuou Camilo Santana.

Foto: Reprodução/Gov. Ceará

Para o prefeito Sarto, a Estação é um lugar de recordações e que guarda a história da cidade. “Para além da memória que esse espaço tem, agora ele se torna um lugar de troca de experiências e as artes vão fazer esse intercâmbio, essa interlocução com outros tipos de vivências. Recebe com muita propriedade o nome de um grande homem que tive o prazer de conhecer, um gênio da música. Certamente é um equipamento transformador que se agrega ao centro, e outras iniciativas do entorno”.

De acordo com o titular da Secult, Fabiano Piúba, a estação João Felipe estava numa situação crítica e o Governo do Estado assumiu o espaço para que fosse feita uma recuperação. “Aqui também é um projeto de requalificação do Centro da cidade, de promoção do convívio social a partir das artes e da cultura, que tem um papel fundamental para a diminuição de indicadores como a violência e a vulnerabilidade social”, explicou

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 8 =

Verifique também

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: saiba como prevenir a doença que mais causa cegueira no país

26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, alerta sobre doença que prejudica o nervo…