Home Cidade Semana do aniversário de Fortaleza tem programações gratuitas espalhadas pela Cidade

Semana do aniversário de Fortaleza tem programações gratuitas espalhadas pela Cidade

11 min read
0
0
153

Durante o mês de abril, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura do Município de Fortaleza (Secultfor), realiza programação especial em celebração ao aniversário de 296 anos da Capital, com especial destaque entre os dias 8 e 15 de abril. As atividades irão se espalhar por diferentes espaços da Cidade, como o show de Fagner e artistas locais no Aterrinho da Praia de Iracema, além de programações voltadas ao público infantil, homenagens às linguagens culturais de Fortaleza, espetáculos de humor e Ciclofaixa Cultural na edição especial “Praças – suas histórias e as edificações que compõem seus entornos”.

Para o secretário municipal da Cultura, Elpídio Nogueira, este momento, em que as atividades culturais retornaram, de forma gradual e responsável, é para celebrar Fortaleza, os encontros e, principalmente, a Cultura feita na Capital. “Queremos comemorar a nossa Cultura, nossos artistas, produtores, empresários da área, pessoas que se dedicam e vivem para isto. Nosso intuito é celebrar cada uma das linguagens artísticas, em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho realizado depois de períodos tão difíceis da pandemia”, rememora.

Semana do aniversário de 296 anos de Fortaleza tem programações gratuitas  espalhadas pela Cidade
Foto: Divulgação

Giro Cultural especial

Mercado Cultural dos Pinhões e Passeio Público recebem edição especial do Giro Cultural, pacote de ações criado pela Secultfor com a retomada gradual e responsável das atividades culturais na Cidade.

Nesta sexta-feira (8), o Mercado Acústico” que ocorre no Mercado Cultural dos Pinhões, sempre das 18h30 às 21h30, recebe as atrações Pedro Falcão e Marina Cavalcante. Já no sábado (9), Gilson Duty e Jean Dumont se apresentam.

O Passeio Público realiza o Passeio Instrumental, das 12h30 às 15h30, com Natanael Pereira no sábado (9) e David Simplício no domingo (10). Ainda na Praça dos Mártires, o domingo (10), das 9h30 às 12h30, traz atrações voltadas ao público infantil: Palhaço Peralta e Tia Mel e Banda.

Ciclofaixa Cultural

No domingo (10), o passeio ciclístico especial em celebração aos 296 anos de Fortaleza traz a temática “Praças – suas histórias e as edificações que compõem seus entornos”.

A concentração será na Cidade da Criança, às 8h30, com Jean Dumont. A saída está prevista para as 9h, seguindo o percurso: Cidade da Criança, Praça do Ferreira, Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), Praça Valdemar Falcão e Passeio Público.

Em cada equipamento haverá uma parada, onde os guias contarão as histórias e curiosidades da localidade. A dispersão no Passeio Público contará com as atrações: Piquenique no Passeio e Passeio Instrumental.

Homenagens às linguagens culturais de Fortaleza

Na próxima terça-feira (12), às 19 horas, a Secultfor realiza, no Teatro Municipal São José, homenagem às 13 linguagens culturais que compõem o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) com a entrega do Troféu Haroldo Serra.

Dia Nacional do Humorista

Uma ação do Museu do Humor Cearense e do Escritório do Riso, em parceria da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) com Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), vai realizar o “Dia Nacional do Humorista – uma homenagem a Chico Anysio” no palco do Cineteatro São Luiz, na terça-feira (12), às 16 horas. Participam do evento mais de 40 humoristas.

Show especial de Aniversário de Fortaleza

Na quarta-feira (13), a partir das 18 horas, data em que a Capital celebra oficialmente seu aniversário de 296 anos, será realizado show no Aterrinho da Praia de Iracema. A programação terá os artistas locais: Bárbara Sena, Maria Antonia, Camila Marieta, Nikão, Nayra Costa e Narive. A atração principal será Fagner.

Bibliotecas

Em alusão ao aniversário de Fortaleza, a Biblioteca Herbênia Gurgel, no Conjunto Ceará, realiza, até o dia 15 de abril, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, a exposição de fotos e livros que retratam a história da Cidade, como a “Coleção Pajeú”. Já na quarta-feira, das 9h às 14h, o equipamento realiza roda de leitura do livro “Fortaleza – de dunas andantes banhadas de sol”, de Flávio Paiva.

A Biblioteca Municipal Cristina Poeta, no Autran Nunes, lançou, no início deste mês, o projeto “Escambo Literário”. A ação ocorre em abril, período em que é celebrado o aniversário de quatro anos da biblioteca e os 296 anos da cidade de Fortaleza. O projeto tem o intuito de incentivar o hábito da leitura e o acesso a novos títulos e autores com a troca livre de livros. Para participar, basta o interessado levar um livro até a biblioteca e trocá-lo por outro título.

Cultura à Beira-Mar edição Paixão de Cristo

No feriado da Paixão de Cristo, sexta-feira (15), às 18 horas, o Cultura à Beira-Mar recebe evento especial com exibição do espetáculo “O Grande Julgamento”, no Anfiteatro da Beira-Mar. A encenação conta com a presença de bonecos gigantes de 2,5 a 3,5 metros de altura. Na ocasião, também haverá apresentação de coral.

Exposição Sinhá D’Amora

Vida e obra da pintora Fideralina Correia de Amora Maciel, mais conhecida como Sinhá D’Amora, são narradas na exposição, que está em cartaz no Shopping Benfica durante o mês de abril na Galeria BenficArte. A visitação ocorre de segunda a sábado, de 10h às 22 horas, além de domingos e feriados, de 11h30 às 21 horas.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − um =

Verifique também

Dia Nacional do Café: aprenda receita gelada com o ingrediente para o fim de semana

Aprenda a preparar Latte com o complemento de Leite Condensado e Biscoitos. A receita é de…