Home Geral SEMA alerta para riscos de cabeças d’água na Cachoeira dos Macacos, no Parque Estadual das Carnaúbas

SEMA alerta para riscos de cabeças d’água na Cachoeira dos Macacos, no Parque Estadual das Carnaúbas

4 min read
0
0
36

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) emitiu alerta riscos aos visitantes da Cachoeira dos Macacos, no Parque Estadual das Carnaúbas, por conta do volume de água acumulado em decorrência das chuvas na Região Norte do Estado. No dia 21 de fevereiro, por exemplo, Granja teve chuvas de 210 milímetros. O registro em Granja foi o segundo maior de 2024, segundo a Funceme.

Segundo a gestora do Parque, Nara Magalhães, o aviso é necessário para evitar possíveis acidentes e intercorrências com os visitantes daquela Unidade de Conservação.

“Pode acontecer, por exemplo, o fenômeno da cabeça d’água, comum em regiões montanhosas, como no caso do Parque, quando chuvas intensas causam um rápido aumento no nível dos rios e córregos. A água desce pelas encostas de forma muito rápida, acumulando-se em grandes volumes nos vales abaixo. Isso pode resultar em enchentes repentinas e extremamente perigosas, com água, detritos e até mesmo pedras arrastadas pela força do fluxo e descendo repentinamente na cachoeira”, explica.

Essas enchentes podem ocorrer de forma súbita e sem aviso prévio, representando um sério risco para as áreas habitadas próximas aos rios e córregos.

Nara explica que, especificamente na Cachoeira dos Macacos é comum que os visitantes atravessem o leito do Rio dos Macacos e se dispersem por toda a parte banhável da Cachoeira. Porém, ao fazer isso, eles estão se expondo ao risco de serem surpreendidos com um aumento repentino do volume de águas, a cabeça d’água.

“O risco deste atrativo, é que, em caso de cabeça d’agua, não há como retornar para o lado oposto, onde se encontra a trilha, ficando desta forma ilhados. Há também a violência da correnteza, que exponencia o risco de acidentes (como já ocorreu anteriormente)”, alerta a gestora.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − nove =

Verifique também

Ceará lança sua nova marca do turismo em uma das maiores feiras da América Latina do setor

A participação do Ceará na 11ª edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA), em Sã…