Home Economia Publicação internacional destaca impactos positivos das Escolas de Tempo Integral em Fortaleza

Publicação internacional destaca impactos positivos das Escolas de Tempo Integral em Fortaleza

4 min read
0
0
190

A implantação das Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Fortaleza e seu impacto positivo no aprendizado dos alunos ganharam destaque em artigo internacional publicado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Intitulado “What a difference a full day makes: Evidence from new schools in Fortaleza” (Que diferença faz um dia inteiro: evidências de novas escolas em Fortaleza), o documento analisa como a ampliação da jornada escolar impacta positivamente no rendimento em avaliações e amplia a perspectiva de continuidade dos estudos.

De acordo com o artigo, estudar em uma Escola de Tempo Integral aumenta a permanência nos estudos e o número de alunos que concluem o Ensino Fundamental. Além disso, estar em uma escola da modalidade leva a pontuações mais altas em testes padronizados em matemática no final desta etapa de ensino. Os resultados, de acordo com os autores, destacam o potencial das ETIs para melhorar significativamente os resultados dos alunos.

Conforme o estudo, as matrículas em ETIs aumentam a probabilidade de progressão pontual para a 7ª série em 14 pontos percentuais. Para as séries 8 e 9, esse aumento é de 16 e 9 pontos percentuais, respectivamente. Além disso, o estudo mostra que os alunos admitidos em uma ETI são 11 pontos percentuais mais propensos a se formar a tempo no ensino médio. Em uma comparação, 47% dos alunos regulares se formam no prazo.

Ainda segundo o artigo, essa maior probabilidade de se formar a tempo é em razão da menor taxa de evasão. Em termos de aprendizado, o artigo descobriu que os alunos das ETIs têm média 11 pontos maior (ou cerca de 0,22 desvios padrão (DP)) nas notas dos testes de matemática. Em contraste, não foi observado um efeito nas pontuações dos testes de alfabetização. O estudo afirma, ainda, que mais pesquisas são necessárias para entender melhor a complementaridade entre o tempo de instrução adicional e outros insumos escolares.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…