Home Cidade Camilo Santana se despede do cargo de governador do Ceará

Camilo Santana se despede do cargo de governador do Ceará

11 min read
0
0
160

Na tarde deste sábado (2), Camilo Santana se despediu do cargo de governador do Ceará. O agora ex-governador entregou o comando do Executiva, a Izolda Cela, que ocupou o cargo de vice-governadora durante sete anos e três meses.

Em seu discurso durante a cerimônia de transmissão de posse no Palácio da Abolição, Camilo Santana agradeceu pela trajetória no Governo do Ceará contando com representantes dos poderes legislativo e judiciário, instituições privadas, entidades não governamentais e servidores públicos.

Na leitura da carta de renúncia, oficializando a saída do governador, Camilo Santana afirmou que encerrava a missão a ele confiada com o sentimento de gratidão a todos que contribuíram para a sua gestão nos últimos sete anos e três meses. “Aos Poderes Legislativo e Judiciário, meu respeito e reconhecimento, por agirem sempre em defesa do nosso Estado. A todos os servidores públicos estaduais e à toda nossa equipe de Governo, agradeço por todo o comprometimento para que nosso Ceará avançasse cada vez mais, em benefício da nossa população”.

Ele também destacou que a educação é o caminho para o desenvolvimento econômico e social e citou como motivação o empenho em melhorar a vida dos cearenses.

“Foi com respeito e dialogo, com muito trabalho Através desse trabalho incansável conseguimos avançar em todas as áreas, mesmo com enormes adversidades, como a pandemia da Covid e crises na economia e na política. Estamos firmes para recuperar os prejuízos e continuar avançando nessa luta por um Ceará menos desigual, e precisamos estar cada vez mais perto e unidos para enfrentar esse desafio. ainda há muito a ser feito com ajuda de todos os setores da sociedade”, declarou.

À agora governadora Izolda Cela, a quem chamou de “companheira incansável de todas as lutas”, desejou muito sucesso na “honrosa missão que assume neste momento”. Camilo Santana também lançou agradecimentos à família. “Pais, irmãos, minha esposa Onélia e meus filhos todo o meu amor e agradecimento por compreenderem meus momentos de ausência”. Por fim, a carta de renúncia encerra com reconhecimento a todos os cearenses que sempre estiveram ao lado do trabalho honesto e corajoso. “E a todos os meus irmãos e minhas irmãs cearenses, minha gratidão eterna, por estarem sempre ao meu lado, em todos os momentos dessa jornada”.

Foto: Kiko Silva

Presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão desejou boa sorte e assegurou apoio em mais esse desafio que Izolda Cela assume. “É momento também de parabenizar e agradecer ao governador Camilo Santana pelo trabalho incansável. Diversas dificuldades foram enfrentadas e compartilhadas nesses últimos sete anos com esta Casa. A Assembleia continua firme no propósito de apreciar políticas públicas em benefício dos cearenses”, disse Evandro Leitão, apontando que o estado do Ceará se manteve equilibrado financeiramente, sendo um dos que mais investe. “Assim como Izolda Cela faz história, o governador trilhou o caminho para se tornar um dos melhores governadores cearenses. Duas pessoas comprometidas com o bem público e o bem-estar do nosso povo”.

A governadora expressou que suas primeiras palavras seriam de gratidão. “Neste momento em que me apresento para receber esta honrosa missão, minha fala é de agradecimento. Pude testemunhar ao longo desses sete anos, ao lado do governador Camilo Santana, o acolhimento, contribuições e parcerias”, contou.

Finalizado o ato oficial na Assembleia, Izolda Cela seguiu para a sede do Governo, no Palácio da Abolição, onde o governador Camilo Santana a aguardava para a cerimônia de transmissão de cargo.

Fotos: Ariel Gomes, Carlos Gibaja, Helene Santos, José Wagner, Tatiana Fortes e Tiago Stille

Agora ex-governador, Camilo Santana lembrou que no primeiro dia de janeiro de 2015, quando assumiu o Governo, deixou claro que a partir dali sua família passava a ser cada um dos mais de nove milhões de cearenses. “É assim foi durante esses mais de sete anos. Vocês sempre foram a minha força, meu escudo, inspiração e combustível durante essa jornadas luta e de resiliência, mas acima de tudo de superação dos desafios”, ressaltou.

Camilo disse, ainda que essa nova família nunca se separou um dia sequer. “Pelo contrário. A cada novo desafio estivemos cada vez mais fortes e não soltamos as mãos um dia sequer. Enfrentamos juntos com diálogo e respeito”, observou. “Foi através desse trabalho incansável que conseguimos avançar em todas as áreas, mesmo às enormes adversidades”, relatou Camilo Santana, agradecendo a todos os servidores que, com sua força e empenho, ajudaram a elevar o Ceará ao patamar de destaque nacional e internacional. “Quando fui eleito, disse que nos espaços públicos seriam colocadas fotos de cidadãos desse nosso Ceará, para mostrar que o governo não é meu, mas de cada cearense. Hoje, estou seguro que a governadora vai realizar um grande governo. Com muita alegria e orgulho temos a primeira governadora da história do Ceará”.

O evento contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro; ex-governador Ciro Gomes; senador Cid Gomes; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; José Sarto, prefeito de Fortaleza; Antônio Henrique, presidente da Câmara de Fortaleza; além de deputados federais e estaduais, secretários estaduais, prefeitos e lideranças políticas de todo o Ceará.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 8 =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…