Home Cidade Prefeitura de Fortaleza requalifica iluminação na Avenida Santos Dumont

Prefeitura de Fortaleza requalifica iluminação na Avenida Santos Dumont

6 min read
0
0
282

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), executou melhorias de iluminação da Avenida Santos Dumont, substituindo cerca de 300 equipamentos ao longo de 2,5 quilômetros da via, entre a rua José B. Vasconcelos e a Avenida Dioguinho. Algumas estruturas, pela proximidade com a Praia do Futuro, estavam danificadas pela força do tempo e da maresia do local, que é classificada como a mais forte do Brasil e a segunda do mundo.

No trecho, foram instaladas cerca de 200 luminárias novas, 89 suportes e 27 postes de iluminação, de janeiro a abril.

Iluminação branca

Fortaleza passa por modernização do Parque de Iluminação Pública, atualmente, com quase 96% dele composto por luz branca: HID ou LED, dando maior segurança e comodidade aos fortalezenses em espaços públicos. Só no início deste ano, 297 pontos foram modernizados, com a troca de luz amarela pela branca, e 122 pontos novos foram instalados.

“A Prefeitura de Fortaleza e a SCSP vem trabalhando com muito afinco no que diz respeito à iluminação da Cidade, buscando deixar Fortaleza cada vez mais iluminada e moderna, proporcionando não só segurança, mas bem-estar aos cidadãos e aos turistas que visitam nossa capital”, destacou o secretário da SCSP, Ferruccio Feitosa.

Como parte do trabalho de modernização na Avenida Santos Dumont, a Prefeitura substituiu lâmpadas de tecnologia High Intensity Discharge (HID) pela LED, com alta eficiência luminosa, capaz de suportar as mais severas condições meteorológicas, e de fácil manutenção. Para promover o reaproveitamento, as lâmpadas retiradas em boas condições de uso serão realocadas em outros pontos da Capital com maior necessidade, como aqueles onde ainda há iluminação amarela, uma vez que a lâmpada HID é de luz branca e, portanto, de melhor qualidade.

“É uma obra de grande importância para a capital de Fortaleza, trazendo modernidade, eficiência energética e sustentabilidade. A tecnologia LED gera uma economia que pode chegar a 70% na conta de energia do Município com iluminação pública. E com essa eficiência energética, o LED deixa de lançar uma significativa quantidade de CO2, gás causador do efeito estufa, na atmosfera”, salientou o coordenador de Iluminação Pública da SCSP, Cândido Neto.

De acordo com ele, o LED também permitiu revolucionar o controle da iluminação pública, facilitando a introdução da interatividade no monitoramento remoto dos parques de iluminação, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos fortalezenses.

Entre as principais obras recentes de iluminação da Cidade, estão: requalificação da Beira-Mar, incluindo projeto especial do Polo de Artesanato da Beira-Mar (feirinha), Cidade das Crianças, Complexo Cultural Estação das Artes Belchior e seu entorno, e Praça Coração de Jesus, no Centro.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − cinco =

Verifique também

Estação Expedicionários é local privilegiado para observação de aviões

Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma locali…