Home Cidade Prefeitura de Fortaleza entrega Parque Ambiental do Passaré nesta quinta-feira (14)

Prefeitura de Fortaleza entrega Parque Ambiental do Passaré nesta quinta-feira (14)

8 min read
0
0
216

A Prefeitura de Fortaleza comemora o mês de aniversário da cidade com a entrega de mais um parque urbano para os fortalezenses. O prefeito José Sarto reinaugurou, nesta quinta-feira (14), o Parque Ambiental do Passaré, espaço que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho.

O Parque Passaré recebeu melhorias urbanísticas e de proteção, com o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes. O prefeito Sarto celebrou a entrega do Parque, que trará mais bem-estar e lazer para a população da Capital.

“Este é um espaço do cidadão fortalezense. Um local para que ele possa trazer sua família, fazer uma caminhada, namorar e trazer as suas crianças para brincar e apreciar a natureza. Além do lazer, esse Parque cumpre uma função de pedagogia e de preservação da fauna e da flora locais, aliando a área verde e o zoológico”, ressaltou o prefeito.

Durante a reinauguração do espaço, a Prefeitura realizou entrega de mudas e a distribuição de pipoca e algodão doce para crianças, que também puderam se divertir com pula pulas.

Com mais de 12 mil metros quadrados, o espaço, agora totalmente reformado, possibilita ao visitante explorar a imensa área verde sombreada por árvores nativas, visitar os animais silvestres e selvagens do Zoológico e ainda conhecer as diferentes espécies de árvores e plantas cultivadas no Horto Municipal.

O equipamento ganhou caramanchões, projeto paisagístico, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre em contato com a natureza, além de amplo gramado para piqueniques e diversão para toda a família.

O superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Ronaldo Nogueira, afirmou que o Parque Passaré é mais um aparelho que soma à paisagem urbana de Fortaleza, tendo como destaque a acessibilidade.

“Este é um parque localizado no coração da Capital, no nosso centro geográfico, assim habitantes de diversos bairros podem usufruir do espaço. Nós temos aqui a lagoa, o Horto Florestal, o Zoológico e o maior viveiro animal do Estado. Todos estão mais que bem-vindos para apreciar o espaço e nossa natureza”, comentou Ronaldo Nogueira.

Foto: Marcos Moura

Obras

As obras do Parque Passaré, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e orçadas em cerca de R$ 4 milhões, possibilitaram a construção de um calçadão com piso intertravado que contorna o parque, a instalação de gradil de delimitação da área verde, estacionamento com 201 vagas, além de mobiliários urbanos, Areninha e uma trilha interna para circuito de caminhada, onde em um dos trechos é possível caminhar ao lado da Lagoa do Passaré, apreciando uma vista imperdível. Samuel Dias, titular da Seinf, celebrou a entrega do Parque Passaré e comentou sobre sua importância social.

O equipamento conta agora com Academia ao Ar Livre, sinalização e paisagismo com a plantação de espécies de vegetação nativa, com mudas condizentes com o ecossistema local. O Parque Passaré funcionará de terça-feira a domingo, de 9h às 16h. O acesso ao local é gratuito.

Zoológico Municipal Sargento Prata

Arara-vermelha, onça parda, tamanduá mirim, macaco prego e jiboia são algumas das espécies que podem ser visitadas no Zoológico Municipal Sargento Prata. Gerenciado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio UrbFor, o equipamento possui aproximadamente 160 animais de 55 espécies e tem a função de conscientizar a população a respeito da importância da conservação da fauna.

Horto Florestal Falconete Fialho

O Horto Florestal Falconete Fialho é um importante equipamento na preservação da flora brasileira. No espaço, são cultivadas 106.845 mudas de 220 espécies vegetais diferentes. Além de fornecer plantas para compor o paisagismo de ruas e avenidas da cidade, o Horto também é um local de conhecimento e pesquisa.

Serviço:

Parque Passaré

Visitação: de terça-feira a domingo

Horário: de 9h às 16h

Entrada: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré

Acesso gratuito

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 9 =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…