Home Cidade Prefeitura dá início ao plantio de 5 mil árvores de grande porte em vias e obras públicas

Prefeitura dá início ao plantio de 5 mil árvores de grande porte em vias e obras públicas

8 min read
0
0
128

O prefeito José Sarto assinou, na última quarta-feira (11), a ordem de serviço para o plantio de 5 mil árvores de grande porte, que devem ampliar, ainda mais, a cobertura arbórea da cidade. Diferente das mudas jovens, comumente plantadas em vias e prédios públicos, neste contrato é previsto o transplante de árvores de grande porte, já desenvolvidas e com copa cheia, possibilitando o sombreamento imediato nos espaços que recebem o plantio.

“Esta é uma ação inédita da Prefeitura para arborizar a cidade com árvores de médio e grande porte. É um plano ousado e que não fica só na Beira-Mar, mas também em outras obras de grandes avenidas, como a poligonal do Planalto Vitória, e também aproveitando a operação de recuperação da malha viária para transformar Fortaleza numa cidade muito bem arborizada”, declarou Sarto.

Executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em parceria com a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o projeto visa deixar as vias mais convidativas, melhorando o conforto térmico desses locais e estimulando a caminhabilidade, fazendo com que o percurso a pé seja mais frequente. Dentre as áreas escolhidas para receberem as espécies, estão: comunidades carentes contempladas por obras de saneamento e pavimentação, parques urbanos, vias e prédios públicos.

“As árvores adultas de grande porte já trazem resultado imediato, garantindo o sombreamento dos locais e a melhoria do paisagismo. Esse serviço vem sendo feito pela Seinf para que as obras e os espaços se tornem cada vez mais adequados à utilização pela população, além da função ambiental. O plantio segue o manual feito pela Seuma de espécies nativas e adequadas para a nossa realidade”, explicou o titular da Seinf, Samuel Dias.

Os serviços já começaram no calçadão da Av. Beira-Mar e no novo Gonzaguinha do José Walter, com o plantio de espécies como Sete Copas, Ipês Rosa, palmeiras Rabo de Raposa e Bismark, Coqueiros, Flamboyant, Cajazeiras e Pitangueiras. Na orla, serão plantadas, até o fim deste mês, 101 exemplares, além da colocação de grama, forração com salsa de praia e arbustos. Vale ressaltar que, no local, já haviam sido plantadas 670 mudas de árvores menores.

Com investimento de R$ 9,4 milhões, o projeto conta com recursos do tesouro municipal e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O cronograma total dos serviços é de 18 meses.

Para a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, o transplante de árvores adultas, como as que estão sendo utilizadas, acelera o ganho ambiental. “O plantio de árvores adultas traz benefícios imediatos ao local, com melhoria do microclima e da umidade. Unidades de grande porte, com bom desenvolvimento do sistema radicular, se adaptam rapidamente ao solo. O pedestre ganha sombra e um clima mais agradável”, disse.

Arborização

Desde o início da gestão, a Prefeitura de Fortaleza já fez o plantio de mais de 30 mil mudas, em diferentes pontos da cidade, entre ações da Seuma, da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

Entre os projetos consolidados, o Árvore na Minha Calçada, que superou a marca dos 10 mil plantios em março deste ano, e o Uma Criança, Uma Árvore, em parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), que distribui mudas às mães ainda na maternidade para ensinar ao filho, desde o nascimento, sobre a importância do meio ambiente.

Ainda dentro das ações de arborização, a Prefeitura concluiu o Super Plantio de Abril, com a plantação de 5 mil árvores ao longo do mês passado.

Um vídeo divulgado pela Prefeitura divulga ação e objetivo. Assista o vídeo:

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 13 =

Verifique também

Central de Atendimento à Mulher recebeu 1.558 ligações por dia em 2023

A Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 recebeu, ao longo de 2023, um total de 568,…