Home Cidade Prefeitura combate assédio no Pré-Carnaval e realiza campanha educativa

Prefeitura combate assédio no Pré-Carnaval e realiza campanha educativa

6 min read
0
0
31

No período de 26 de janeiro a 9 de fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza promove campanha contra o assédio e importunação sexual em quatro polos de Pré-Carnaval, além de ações no Terminal de Messejana e no Terminal aberto Coração de Jesus como forma de orientar sobre o funcionamento dos serviços de proteção às meninas e mulheres.

A campanha, com o lema “Não é Não, Assédio nem de Brincadeira”, é direcionada aos brincantes do Pré-Carnaval e pessoas que utilizam o transporte público. Nos locais, haverá distribuição de material informativo sobre os serviços que protegem as vítimas de assédio sexual, orientações para registro de denúncias e busca por atendimento.

A iniciativa tem início nesta sexta-feira (26), na Praça do Ferreira, e segue para outros três polos carnavalescos: Raimundo do Queijo (28), Mercado dos Pinhões (03/02) e Benfica (04/02).

A campanha é organizada pela rede municipal de proteção às mulheres vítimas de violência e terá a participação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, do Grupo Especializado Maria da Penha e da ferramenta digital Nina 2.0. Também contribuirá com a ação a Coordenadoria de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

“É muito importante que, durante o ciclo carnavalesco, seja feito o alerta sobre como lidar com ocorrências indesejadas e constrangedoras de importunação e assédio sexual nos eventos. A campanha vai fornecer informações para que a mulher, que deveria se divertir tranquila e ser respeitada, possa acessar à rede de proteção, onde ela encontrará as equipes dos serviços disponíveis 24h para acolhê-las e prestar a assistência humanizada que a situação requerer’, afirma a coordenadora especial de políticas públicas para mulheres, Cristhina Brasil.

“Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para tais crimes, que podem acontecer nas festas de Carnaval, e lembrar os foliões que nem tudo é permitido. A gente estará nos polos de Pré-Carnaval fazendo panfletagem, conversando com as pessoas e explicando que certas atitudes, como roubar beijo sem a permissão do outro, passam o limite da diversão para se tornar crime”, pontuou a comandante do Grupo Especializado Maria da Penha, Subinspetora Vitória.

Banner: Prefeitura de Fortaleza

Terminais de ônibus

Para reforçar a importância da ferramenta Nina 2.0 no transporte coletivo, o Terminal de Messejana recebe, no dia 02 de fevereiro, ações de conscientização e conta com a participação da Banda Integração Cidadã da Guarda Municipal de Fortaleza. Já no dia 9, a campanha segue no Terminal aberto Coração de Jesus.

Programação

Data: 26/01 (sexta-feira)

Horário: a partir de 17h

Local: Polo Praça do Ferreira

Data: 28/01 (domingo)

Horário: a partir de 10h

Local: Polo Raimundo do Queijo

Data: 02/02 (sexta-feira)

Horário: de 6h30 às 8h

Local: Terminal Messejana

Data: 03/02 (sábado)

Horário: a partir de 17h

Local: Polo Mercado dos Pinhões

Data: 04/02 (domingo)

Horário: A partir de 14h

Local: Polo Benfica

Data: 09/02 (sexta-feira)

Horário: de 8h às 10h

Local: Terminal Aberto Coração de Jesus

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 14 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …