Home Economia Nordeste soma quase 500 mil novos MEIs em 2023

Nordeste soma quase 500 mil novos MEIs em 2023

4 min read
0
0
25

A região Nordeste encerrou o ano de 2023 com 467 mil novos microempreendedores individuais (MEI). No total, a região já contabiliza 2.665.065 milhões de registros ativos. As informações são da Plataforma de Abertura dos Pequenos Negócios do Sebrae.

Qual o ranking de abertura de MEIs por estado do Nordeste?

Estado Nº de novos MEIs
Alagoas 26919
Bahia 132539
Ceará 80194
Maranhão 35998
Paraíba 38220
Pernambuco 82661
Piauí 20165
Rio Grande do Norte 31855
Sergipe 18767
Total 467318

Quais os setores que tiveram abertura de MEI no Nordeste?

O setor que mais registrou abertura de novos MEIs foi o comércio varejista de artigos do vestuários, com quase 26 mil.

Logo depois vem a promoção de vendas, com 25.393; cabeleireiros, manicures e pedicures, com 17.528 novas empresas; e encerrando com apoio administrativo, com quase 15 mil.

Foto: Reprodução Sebrae

As vantagens de se tornar MEI

OMicroempreendedor Individual (MEI) é, inicialmente, uma categoria voltada para incentivar a formalização de profissionais autônomos. Ao mesmo tempo, busca apoiar aqueles que atuam como pequenos empresários individuais. Dessa forma, oferece uma via simplificada de formalização e proporcionando benefícios que facilitam o caminho rumo ao sucesso empresarial.

Para se tornar um MEI, é necessário atender a algumas exigências. A principal delas é relacionada ao faturamento anual, que não deve ultrapassar R$ 81 mil. Caso a formalização ocorra em um período diferente do início do ano, o empreendedor precisa ajustar o faturamento proporcionalmente, considerando R$ 6.750,00 ao mês. Essa modalidade destaca-se pela facilidade de formalização, caracterizada por um processo simplificado, reduzida burocracia e custos fiscais e tributários mais baixos em comparação com outras formas empresariais.

Além disso, proporciona aos iniciantes acesso a benefícios previdenciários e enquadramento no Simples Nacional, tornando-a uma escolha atrativa para empreendedores que estão dando os primeiros passos.

Fonte: https://www.ne9.com.br/

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 1 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …