Home Cidade Prefeito Sarto visita obras de ligação à rede de esgoto no bairro Pirambu

Prefeito Sarto visita obras de ligação à rede de esgoto no bairro Pirambu

6 min read
0
0
293

O prefeito José Sarto visitou na tarde, desta quarta-feira (4),  às obras do projeto Se Liga na Rede, da Prefeitura de Fortaleza, no bairro Pirambu. O projeto faz parte do Programa Fortaleza Sustentável e visa atingir 2.500 famílias de baixa renda, residentes na bacia da vertente marítima da zona oeste da cidade, com ligações gratuitas à rede de esgotamento sanitário.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já realizou 600 ligações gratuitas de casas à rede de esgoto dentro do projeto Se Liga na Rede. Além das ligações feitas, o programa está executando o serviço em mais 71 imóveis e já conseguiu 1.561 aceites para novas ligações.

“São sistemas condominiais ou unitários que são negociados com as famílias para que a obra aconteça, e o responsável pode até escolher a cerâmica que quer. Já temos mais de 1.500 residências que aceitaram fazer a nova ligação, que se traduz em saúde, por meio desse programa, beneficiando bairros que possuem maior necessidade de infraestrutura. Então percebemos, nesta visita, a alegria das pessoas que agora têm suas redes de esgoto coletadas da maneira correta”, detalhou Sarto.

A ação faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, que tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Ao todo, 2.500 famílias de baixa renda, residentes na bacia da vertente marítima na zona oeste da cidade, serão beneficiadas nos bairros Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jacarecanga e Pirambu.

A interligação de domicílios à rede coletora de esgotamento sanitário é fundamental para evitar que os resíduos produzidos nas casas sejam lançados de forma incorreta em galerias de drenagem de águas pluviais ou na rua, em simultâneo, garante saneamento básico e, consequentemente, melhor qualidade de vida à família beneficiada. A Prefeitura de Fortaleza também atua na fiscalização de imóveis em situação de irregularidade quanto ao saneamento.

A secretária da Seuma, Luciana Lobo, que acompanha as obras permanentemente, esteve no local, ao lado do prefeito José Sarto, para reforçar a importância do projeto no saneamento da cidade e na preservação dos recursos hídricos da capital.

Mais projetos

Assim como o Se Liga na Rede, a Prefeitura de Fortaleza também realiza a Vídeo Inspeção de Galerias Pluviais, que localiza pontos onde despejos indevidos estão ocorrendo. Em alguns casos é possível identificar e notificar o imóvel que comete a infração por ausência de ligação à rede de esgotos.

Já a Captação em Tempo Seco faz a interceptação dos efluentes nas saídas das galerias pluviais em área de praia, e redireciona a uma estação de tratamento. A Prefeitura também possui o Monitoramento da Qualidade da Água, que acompanha recursos hídricos e as Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) existentes no município de Fortaleza.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezoito =

Verifique também

Estação Expedicionários é local privilegiado para observação de aviões

Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma locali…