Home Agenda Pecém recebe 1° Edição do Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar

Pecém recebe 1° Edição do Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar

10 min read
0
0
95

O Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar realiza sua primeira edição com teatro, música, cinema, artesanato e oficinas de audiovisual e de cultura ambiental voltadas para a comunidade do Pecém, localizada em São Gonçalo do Amarante. A idealização é do Centro Popular de Cultura e Ecocidadania- CENAPOP, instituição que tem como missão estimular, através da arte e ofícios criativos, ações que visam o pleno exercício da cidadania na preservação da identidade cultural, equidade entre gêneros, respeito à diversidade sexual e promoção dos direitos humanos para pessoas de comunidades em situação de risco e/ou abandono social, cultural e ambiental.

Ao todo, serão exibidos 26 curtas-metragens de 12 estados do país: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Maranhão, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Eles integram a mostra competitiva que concorrem ao troféu Lylia Guedes, importante aliada da política indigenista, falecida em 2018.

As categorias em sua homenagem são: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Produção Cearense. As películas foram selecionadas pelos curadores Kiko Alves, Adriana Botelho e Rui Ferreira, profissionais com vasta experiência na linguagem audiovisual. Já o júri é composto por Marcelo Dídimo, Joana Guedes, Marina de Botas, Osmar Gonçalves e Valdo Siqueira. O melhor filme receberá um prêmio de R$ 3.000,00 em dinheiro e as exibições acontecem de sempre às 19h, na Praia do Pecém, gratuitamente.

Programação Infantil

O 1º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar também tem programação especial para o público infantil. A Mostra de Cinema voltada para as crianças percorrerá as escolas da comunidade de São Gonçalo do Amarante levando filmes de animação. No sábado (09), às 16h, o Coletivo Chafurdados realiza Contação de histórias: “O pescador e o rei” e brincadeiras com o Zé do Pecém, na Praça da Igreja de São Luiz Gonzaga.

1º Festival Samburá de Cinema abre inscrições para mostra competitiva de  audiovisual •

Programação – Mostra Competitiva de Filmes:

Sexta-feira – 08/07

Cadim – Luiza Pugliesi Villaça (SP)

Capitão Tocha – Matheus Amorim (GO) Quarentena – Adriel Nizer e Nando Sturmer (PR) Îebyra – Eduardo Souza (RJ)

Sábado – 09/07

Osmildo – Pedro Daldegan (DF)

Comida de Quintal – Luísa Macedo (MG)

S.A.C – Rodrigo Passolargo (CE) Palavras Cruzadas – Lívia Regina (AM) Vila de Bilros – Dênia Cruz (RN)

Domingo – 10/07

Parquinho – Vânia Lima (BA)

Todos Nós Moramos na Rua – Marcus Antonio Leopoldino (CE) Impermanentes – Júlio Castro e Manoel Batista (RN)

Deixa Que a Gente Leva – César Rodríguez Pulido (GO) Encruzilhada – Sílvio Guedes (RN)

Segunda-feira – 11/07

A Velhice Ilumina o Vento – Juliana Segóvia (MT) Jorge – Bruno Félix (SP)

Seremos Ouvidas – Larissa Nepomuceno (PR) Ventos do Delta – Gelson Catatau e Ster Farache (PI) Grão – Adriana Miranda (RJ)

Garças – Jeferson Sobral (CE)

Terça-feira – 12/07

Pingo! – Edson Nunes (GO)

Marés – Thaís Helena Leite (ES)

Vovó Ventania – Carla Vieira, Elena Meireles e Romária Holanda (CE) Pedro – Leo Silva (CE)

Princesa do Meu Lugar – Pablo Monteiro (MA) Se For Maria – Ton Silva (MG)

Mostra no Balanço Do Coco

Concomitante ao festival acontece a Mostra No Balanço do Coco, que celebra os diversos saberes ligados à arte do Coco. O evento reúne artistas do Ceará e da Paraíba com shows e oficinas, e também ocorrerá de 08 a 13 de julho, na praia do Pecém, com programação gratuita e aberta ao público.

O artista pernambucano, radicado na Paraíba, Escurinho do Coco abre a mostra com show na sexta (08), às 21h, no Palco da Praia. Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae; do experimentalismo ao rock; do forró ao baião; do caboclinho ao boi de reizado; dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada.

O Coco do Pecém se apresenta no sábado (09), às 17h30, e para fechar a noite, o artista Fortalezense Erivan Produtos do Morro apresenta o show “O Coco na Batida dos Beats”, às 21h. No domingo (11), às 17h30 acompanhamos a apresentação do Coco da Taíba. Na segunda-feira (11), o Coco do Trairi se apresenta, às 17h30. E a partir das 21h, o público irá acompanhar o show de Marcus Melo.

Na terça-feira (12), às 17h30, ocorrerá apresentação do Coco Anacés e às 21h será o show de Kayro Oliveira, também do povo Anacés. Para encerrar a mostra, na quarta-feira (13), às 21h, haverá apresentação da banda caririense Sol na Macambira.

Oficinas da Mostra No Balanço do Coco oferecidas à comunidade

  • Oficina de Confecção de Tambores com Adriano Kanu
  • Oficina “O Coco na batida dos Beats” com Erivan Produtos do Morro
  • Oficina “Um passeio pelos ritmos do coco” com Escurinho

Programação Infantil

A Mostra “No Balanço do Coco” também tem programação especial para o público infantil. No domingo (10), às 16h, Marcus Melo conduz oficina de Instrumentos Musicais para Crianças, na Praça da Igreja Matriz.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Verifique também

Hamburgueria em Fortaleza distribuirá 900 sanduíches gratuitamente, neste domingo (26)

A ação especial visa comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado no dia 28 de maio …