Home Cidade Parque Ecológico do Passaré registra mais de 19 mil visitas desde a reabertura

Parque Ecológico do Passaré registra mais de 19 mil visitas desde a reabertura

4 min read
0
0
116

O Parque Ecológico do Passaré, cuja reabertura completa um mês neste sábado (14), vem atraindo os fortalezenses de todos os cantos da cidade. Até a última quarta-feira (11), o local registrou mais de 19.189 visitantes. A área verde de lazer é amplamente procurada pelas famílias para atividades espontâneas e diversificadas como piqueniques, caminhadas e prática de esportes ao ar livre.

O espaço zoobotânico abriga o Horto Florestal Falconete Fialho, a Lagoa do Passaré e o Zoológico Municipal Sargento Prata. Esses locais foram incorporados por meio do cercamento total do complexo com gradis, passando de 11,4 para mais de 30 hectares, ou 291 mil m² de área, conforme detalha o superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), Ronaldo Nogueira.

Ele detalha que a reestruturação do Parque atualmente segue pelo lado da Lagoa do Passaré, que passa a ser definitivamente incorporada ao equipamento, assim como o plantio de espécies de vegetação nativa. “Este equipamento é um viveiro que supre a demanda de plantação e doações de mudas de todo município, importante não apenas pela quantidade de mudas mas também de espécies que temos, principalmente nativas, que são frutíferas, ornamentais, e medicinais”, explicou Nogueira.

O equipamento também tem 12 mil m² de passeios em piso intertravado, equivalente a 3 km de extensão, semelhante ao comprimento de toda a orla da Av. Beira-Mar. Além disso, conta com equipamentos como Areninha, Academia ao Ar Livre, dois estacionamentos internos com capacidade para cerca de 200 veículos nas duas entradas de acesso ao parque, bem como novos mobiliários urbanos, jardins com paisagismo e iluminação.

Saiba mais

A intervenção do Parque Ecológico do Passaré tem como objetivo preservar o patrimônio natural da área, conforme estabelecido na Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram orçadas em cerca de R$ 4 milhões.

Serviço:

Parque Ecológico do Passaré

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horário: 9h às 16h

Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré

Acesso gratuito

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − cinco =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…