Home Internacional Papa nomeia três mulheres para o Dicastério para os Bispos

Papa nomeia três mulheres para o Dicastério para os Bispos

4 min read
0
0
97

O Papa Francisco nomeou três mulheres — duas freiras e uma leiga — para um comitê até então exclusivamente masculino que o aconselha na escolha dos bispos da Igreja Católica, informou o Vaticano nesta quarta-feira (13). Em entrevista à agência de notícias Reuters, no início do mês, o pontífice já tinha antecipado a decisão, explicando que queria dar às mulheres cargos mais importantes e influentes na Santa Sé.

As Irmãs Raffaella Petrini F.S.E., secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Yvonne Reungoat, F.M.A., ex-superiora-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e a doutora Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas estavam entre as 14 pessoas nomeadas para o órgão. Os outros 11 nomeados eram cardeais, bispos e padres. Os mandatos duram cinco anos.

“Dessa forma, as coisas estão se abrindo um pouco”, disse Francisco na entrevista de 2 de julho à agência Reuters, em sua residência, quando divulgou a decisão de nomear mulheres.

No ano passado, ele escolheu a freira italiana Alessandra Smerilli para a posição número dois no escritório de desenvolvimento do Vaticano, que lida com questões de justiça e paz. Além disso, nomeou Nathalie Becquart, francesa que integra as Irmãs Missionárias Xaviere, como subsecretária-adjunta do Sínodo dos Bispos, que prepara grandes reuniões mundiais a cada poucos anos. Entre as mulheres leigas que já ocupam cargos importantes no Vaticano estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus do Vaticano, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano. Ambas também foram indicadas por Francisco.

O Dicastério para os Bispos é o órgão encarregado de escolher os novos pastores diocesanos.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − sete =

Verifique também

História do castelo construído como prova de amor em Fortaleza é contada em livro

O enredo dessa história está narrada no livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição, 5…