Home Segurança Operação da AMC recolhe veículos abandonados em Fortaleza

Operação da AMC recolhe veículos abandonados em Fortaleza

4 min read
0
0
133

Uma operação especial da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está recolhendo veículos abandonados nas vias públicas de Fortaleza. De janeiro a junho deste ano, 242 carros e motocicletas em estado de abandono foram removidos com o apoio do órgão, sendo 207 pelos proprietários e 35 pelos agentes de trânsito. O objetivo é garantir a desobstrução viária, permitindo mais segurança à população.

“É nosso dever proteger a população e planejar comandos de recolhimento desses veículos, que muitas vezes acumulam sujeira e viram depósito de dejetos ou esconderijo para usuários de drogas e assaltantes”, esclarece Wellington Cartaxo, gerente de Operação e Fiscalização da AMC.

De acordo com a Lei Municipal nº 10.677/2018, antes de rebocar o veículo, o órgão notifica, em caráter educativo, o proprietário para que ele mesmo possa retirá-lo em um prazo máximo de cinco dias. Não sendo recolhido, o veículo é levado para o depósito do órgão onde só poderá ser liberado mediante pagamento das despesas de remoção e estadia bem como outros encargos já previstos. Decorrido o prazo de 60 dias contados a partir da remoção do veículo, o mesmo irá a leilão.

O que diz a lei

Os veículos automotores, elétricos, articulados, reboques e semirreboques podem ser removidos quando estiverem estacionados em logradouros públicos a mais de cinco dias, sem uma das placas de identificação ou quando apresentarem qualquer sinal de abandono, como evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis, mau estado de conservação e/ou vidro quebrado ou avarias nas portas que permita acesso de pessoas sem obstrução.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê multa para os casos de abandono, exceto quando o veículo estiver cometendo infração, ou seja, estacionado em local proibido.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Verifique também

Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senh…