Home Economia Mercado Imobiliário de Fortaleza bate recorde de vendas, segundo o Sinduscon-CE

Mercado Imobiliário de Fortaleza bate recorde de vendas, segundo o Sinduscon-CE

4 min read
0
0
22

O mercado imobiliário de Fortaleza e sua região metropolitana encerraram o ano de 2023 com um resultado expressivo. Foram contabilizados R$ 4,7 bilhões em vendas de imóveis. Os dados são da Comissão de Pesquisas (CPES) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), nesta segunda-feira (29).

Os números representam um crescimento significativo de 18% em relação ao ano anterior. Durante todo o período, ocorreram a venda de 12.096 unidades, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana.

Além do aumento nas vendas, a pesquisa apontou um crescimento de 3% no número de lançamentos em comparação a 2022. Ao todo, foram lançados 98 empreendimentos, totalizando 7.610 unidades.

Expectativas para 2024

O presidente da CPES, Sérgio Macedo, em entrevista ao Diário do Nordeste, expressou otimismo em relação ao futuro do mercado da construção civil. Ele destaca que a oferta de mais linhas de financiamento pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho impulsionarão o setor.

“Com mais empregos e estabilidade econômica, o consumidor fica mais confiante para assumir compromissos de médio e longo prazo, no caso do financiamento de imóveis”, afirma Macedo.

Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon Ceará destaca que os investimentos públicos também contribuirão para o crescimento do setor. Ele destaca a retomada da economia brasileira, que deve se consolidar em 2024, e os investimentos em setores como infraestrutura e habitação, especialmente através do Programa Minha Casa Minha Vida, que oferece a menor taxa de juros da história (a partir de TR + 4% a.a).

Com essas projeções otimistas e um cenário favorável, o mercado imobiliário na capital cearense e sua região metropolitana promete continuar apresentando um desempenho sólido. Dessa forma, tornando cada vez mais atrativo para investidores e compradores em 2024.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =

Verifique também

Arquidiocese de Fortaleza realiza a 13ª Caminhada Penitencial

A tradicional procissão iniciará com Missa, às 7h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senh…