Home Geral Heróis de quatro patas conquistam a plateia do Mundo SSPDS

Heróis de quatro patas conquistam a plateia do Mundo SSPDS

7 min read
0
0
138

Nem só de heróis humanos são formadas as Forças de Seguranças do Ceará. As equipes também contam com o apoio de cães que inegavelmente trazem uma graça aos trabalhos. Mas, não se enganem. Mesmo com toda essa fofura, os bichinhos são muito comprometidos com o serviço e ajudam a solucionar crimes, resgatar pessoas e a encontrar ilícitos. Nesta sexta-feira (20), durante a Exposição Mundo SSPDS, que comemorou os 25 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) exibiram um pouco das habilidades dos seus animais.

O subtenente da PMCE Liberato, comandante da patrulha BPChoque 15/Policiamento com Cães, apresentou o pastor alemão Black e o pastor suiço branco Valente, que obedeceram a vozes de comando no palco sob aplausos e gritos do público. Ele explicou que os cachorros recebem treinamento desde filhotes para participarem do policiamento ostensivo, na proteção e guarda.

“Eles vivem no canil da PMCE, onde cada um tem seu espaço e um policial responsável para treinar e oferecer os devidos cuidados. Com oito anos de idade, eles param de trabalhar, e o agente responsável pelo cão tem prioridade para adotá-lo”, afirmou. Segundo Liberato, normalmente é o que acontece, pois o vínculo afetivo que se forma entre o cachorro e o policial é muito forte. Ele ressalta que os animais desempenham as funções com muita alegria, pois encaram as atividades como uma brincadeira.

Uso no resgate de vítimas

Foto: SSPDS

O capitão do CBMCE e comandante do Canil de Busca com Cães, Eliomar Cordeiro Alves, apresentou as competências dos labradores Zeus e de sua irmã Nala, a cadelinha de três anos famosa por já ter ajudado em grandes tragédias, como no resgate às vítimas das grandes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

Ele ressalta que a principal tarefa dos cachorros do Corpo de Bombeiros é o resgate, busca e salvamento de pessoas e, por isso, o vínculo do condutor com o animal é muito importante. “Até pela forma com a qual o cachorro passa a reagir em uma determinada situação, o condutor pode perceber que há algo ali, porque já conhece o comportamento do animal”, afirma. Após oito ou 10 anos de vida, os cães do CBMCE param de trabalhar e, segundo o Capitão Eliomar, em 100% dos casos, são adotados por seus condutores.

Durante a Exposição Mundo SSPDS, o CBMCE fez uma atividade com Zeus. Havia duas grandes caixas iguais de madeira, e um bombeiro foi escondido em uma delas, sem que o cachorro visse. Rapidamente, o animal identificou o local correto. Isso porque o treinamento não é baseado no sentido visual, mas no olfato. O animal, então, passou a latir, sinalizando que havia encontrado a pessoa.

Foto: SSPDS

Já os inspetores da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc) da PC-CE levaram o pastor alemão Shiryu para a Exposição. A aptidão do cachorro de quatro anos é o faro para 12 tipos de entorpecentes diferentes. Denes Nickson acentua que o treino de faro é feito por meio do reforço positivo, através daquilo que todos os cachorros amam: a bolinha. Depois que o cão aprende a brincar com a bolinha, o odor é introduzido na brincadeira. Então, quando ele está procurando o entorpecente, na verdade, é a bolinha que ele busca.

 

 

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Verifique também

Cantor cearense Ednardo participa do programa Altas Horas em homenagem aos anos 1970

Cearense divide o palco com nomes como Lô Borges, As Frenéticas e Peninha neste sábado (24…