Home Saúde Hemoce recebe mais de 106 mil doações de sangue em 2023, maior número dos últimos sete anos

Hemoce recebe mais de 106 mil doações de sangue em 2023, maior número dos últimos sete anos

5 min read
0
0
17

O ano de 2023 foi marcado pela solidariedade e compromisso da população cearense com a doação voluntária de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), coletou somente nesse período, 106.560 bolsas de sangue. Esse foi o maior número dos últimos sete anos. O registro apresenta um aumento de 6% em comparação ao ano anterior, quando a instituição coletou 100.380 doações.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual. A unidade contabilizou 54.451 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (18.876), seguida das regiões Norte (18.046), Sertão Central (8.487) e Centro-Sul (6.700).

A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, agradece aos doadores pela parceria. “Em nome de toda equipe que faz o Hemoce, queremos agradecer em especial, ao nosso maior parceiro que é o doador de sangue. Gratidão também à toda a sociedade e às instituições que contribuíram com a causa e ajudaram a salvar tantas vidas”, destaca.

Transfusão

As bolsas coletadas são essenciais para pacientes que necessitam de transfusão em cerca de 500 unidades de saúde nos 184 municípios cearenses. Pessoas que estão em tratamento de câncer, doenças hematológicas e que precisam realizar cirurgias eletivas e de emergências são as principais beneficiadas com o gesto de solidariedade.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

Verifique também

Polícia Civil deflagra Operação Restauração e desarticula organização criminosa de atuação nacional

A operação resultou no sequestro de imóveis, automóveis de luxo, embarcações, criptoativos…