Home Internacional Papa Francisco pede proibição universal da barriga de aluguel: ‘Deplorável’

Papa Francisco pede proibição universal da barriga de aluguel: ‘Deplorável’

3 min read
0
0
31

Nesta segunda-feira (8), o papa Francisco pediu  a proibição universal de gestações por barriga de aluguel e classificou o ato como “deplorável”. Segundo o pontífice, a prática viola a dignidade da criança e se aproveita das vulnerabilidades financeiras da mãe.

Em discurso a diplomatas no Vaticano, o líder da Igreja Católica afirmou que um o feto não pode ser “transformado num objeto de tráfico” e que uma criança não deveria ser “base de um contrato comercial”.

“O caminho para a paz exige respeito pela vida, por toda a vida humana, a começar pela da criança que não nasce no ventre materno, que não pode ser suprimida nem transformada em produto comercial”, declarou o pontífice.

Em 2022, o papa já havia condenado gestações por barriga de aluguel e classificado a prática como “desumana”.

“Considero deplorável a prática da chamada maternidade por barriga de aluguel, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, com base na exploração de situações de necessidades materiais da mãe”, disse o Papa.

A barriga de aluguel é proibida no Brasil. No entanto, dentre outras exigências, a lei permite que uma pessoa se voluntarie para gestar o filho de outro indivíduo desde que os 2 possuam vínculo sanguíneo.

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezesseis =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …