Home Saúde Glaucoma: instituto oferece atendimento gratuito no Ceará

Glaucoma: instituto oferece atendimento gratuito no Ceará

4 min read
0
0
123

Para conscientizar a população e informar sobre o Glaucoma, uma das principais causas de perda irreversível da visão, neste sábado (28), o Instituto Olhar promove o 12º Encontro dos Portadores de Glaucoma.  Além de palestras, a entidade vai oferecer atendimento gratuito a mais de 3000 pessoas. Os atendimentos serão realizados na Rede Bioclínica do bairro José Walter e Messejana, nesse sábado e no dia 11 de junho.

Para ser atendido é necessário fazer a inscrição online no site do instituto. No endereço será necessário preencher um formulário com nome, e-mail, telefone e CPF. Em seguida, o paciente pode comparecer em qualquer um dos mutirões a serem realizados nos próximos dias.

O serviço será realizado por uma equipe multidisciplinar, a qual destaca nas consultas a importância do diagnóstico precoce da doença. Os atendimentos incluem avaliação do fundo de olho, aferição de glicemia e pressão arterial.

O que é Glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular causada sobretudo pelo aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se caso não ocorra o tratamento adequadamente, a doença pode evoluir para a cegueira permanente.

Existem vários tipos. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos, e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas etc.

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Verifique também

OAB e ESA-CE lançam terceira edição online da Revista Jurídica nesta quinta-feira (29)

A obra traz uma pluralidade de ideias em mais de 30 artigos de opinião de advogadas, advog…