Home Turismo Fortaleza lança Rota da Cachaça; iniciativa busca estimular o turismo de experiência na Capital

Fortaleza lança Rota da Cachaça; iniciativa busca estimular o turismo de experiência na Capital

6 min read
0
0
260

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) lança a Rota da Cachaça Fortaleza, um novo roteiro para fomentar o turismo de experiência na Capital. Os participantes poderão conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, que é uma das mais populares do Brasil.

A Rota da Cachaça Fortaleza oferece a moradores e turistas um programa que reúne a degustação de diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais. Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), o projeto visa fomentar o turismo gastronômico e cultural de Fortaleza e integra uma série de roteiros de experiências na cidade que serão lançados ao longo de 2022 pela Setfor.

Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE, acredita que a nova rota vai movimentar não só o turismo, mas também a engrenagem de bares e restaurantes da cidade. “A Abrasel vê com muita alegria a parceria com a Setfor nesse projeto, que promove a riqueza da nossa gastronomia e das cachaças, inclusive aquelas produzidas no Ceará. Vamos trabalhar juntos para ampliar essa rota turística, cultural e gastronômica”, afirma.

A opção por investir em roteiros de experiências está ligada à mudança de perfil dos turistas, que cada vez mais querem vivenciar o destino, ao invés de consumi-lo de forma superficial e padronizada. “Ele quer mais: quer viver experiências que gerem recordações inesquecíveis, como um mergulho na gastronomia e na cultura locais, por exemplo, que é o que estamos oferecendo com a Rota da Cachaça”, explica Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.

Quarta da Cachaça

Além de rótulos clássicos, produzidos de forma industrial e armazenados em tonéis de inox, as degustações contemplam cachaças armazenadas nas madeiras mais largamente utilizadas para o envelhecimento da bebida, como jamburana, bálsamo e carvalho, dentre outras.

Inicialmente, cinco estabelecimentos de diferentes bairros de Fortaleza integram a Rota da Cachaça: Arupempa/Complexo Pirata, Cantinho do Frango, Embaixada da Cachaça, Giz Cozinha Boêmia e Raimundo do Queijo.

Às quartas-feiras, os estabelecimentos que integram a rota estão disponíveis para fornecer informações sobre as cachaças que fazem parte do seu cardápio. O grupo vem participando de uma série de workshops sobre a história da bebida.

Copos colecionáveis

Quem consome um dos combos oferecidos também recebe de brinde um copinho com a marca da Rota da Cachaça e do estabelecimento que visitou. Ao todo, são cinco modelos de copo, ideal para colecionadores.

Embora tenha sido pensada para funcionar às quartas-feiras, quando os estabelecimentos terão um profissional disponível para dar informações sobre as cachaças oferecidas, a Rota da Cachaça pode ser feita também nos outros dias da semana, de acordo com os horários de cada local participante. A diferença é que o cliente pode não conseguir tirar suas dúvidas sobre o destilado. Além disso, a Rota da Cachaça Fortaleza pode ser feita de acordo com o gosto do freguês: em grupo, sozinho, toda ela em um só dia ou ao longo de vários dias. O importante é viver a experiência.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…