Home Cidade Agefis fiscaliza 49 estabelecimentos durante a Operação Páscoa na Capital

Agefis fiscaliza 49 estabelecimentos durante a Operação Páscoa na Capital

3 min read
0
0
131

Intensificando as inspeções e controle em peixarias, supermercados e lojas de shoppings antes e durante o feriado da Páscoa, de 7 a 17 de abril, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), fiscalizou 49 estabelecimentos, dos quais 23 foram notificados e 15 foram autuados por descumprimento de algumas normas sanitárias vigentes.

Os fiscais de atividades urbanas e vigilância sanitária percorreram toda a cidade para garantir que a qualidade dos produtos, os aspectos higiênico-sanitários de móveis, utensílios, equipamentos e instalações, condições de armazenamento, refrigeração e validade dos produtos, bem como a procedência e qualidade do gelo utilizado na conservação dos pescados, fossem verificados. A operação teve como objetivo, além de garantir a proteção ao direito do consumidor, verificar o bom estado de higiene e conservação dos pescados, pães, chocolates e outros produtos tradicionais desse período do ano, prevenindo riscos à saúde da população.

“A operação visou levar para a população melhores condições sanitárias dos pescados, além de verificar preços abusivos de produtos que geralmente são consumidos na Páscoa”, explicou o diretor de Operações da Agefis, Reginaldo Araújo.

As irregularidades mais frequentes foram o prazo de validade expirado; a dificuldade de visualização do preço; a propaganda enganosa; a ausência de código de defesa do consumidor no estabelecimento; a não conformidade no acondicionamento de pescados; a falta de higiene/conservação de equipamentos; e a ausência de licenças, laudos, registros ou procedimentos operacionais padronizados.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =

Verifique também

Arraizim Goxtoso chega ao Naútico com Vitória Fernandez, Iara Pamella e Laura Nogueira

O evento que tem como proposta resgatar o São João de antigamente com muito Forró, barraqu…