Home Agenda Editora UFC lança nova edição de “Cordéis”, de Patativa do Assaré; solenidade será na Pinacoteca do Ceará

Editora UFC lança nova edição de “Cordéis”, de Patativa do Assaré; solenidade será na Pinacoteca do Ceará

8 min read
0
0
65

Os 115 anos de nascimento de um dos maiores nomes da cultura popular cearense, o poeta Patativa do Assaré, serão celebrados na próxima quinta-feira (7), pela Editora UFC, com uma nova edição da obra Cordéis. O lançamento será realizado, às 18h, na Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, Praça da Estação, s/n), e contará ainda com a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, ministrada pela médica, professora da UFC e cordelista Paola Tôrres. 

A coletânea Cordéis resulta do trabalho de pesquisa sobre Patativa do Assaré realizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho (1949-2021). Em sua terceira edição, a obra foi revista e ampliada e ganhou uma nova capa, assinada pelo ilustrador e xilogravurista Rafael Limaverde. Apresenta ainda textos críticos produzidos por Gilmar de Carvalho, Luiz Tavares Júnior e Paola Tôrres, que destacam a universalidade literária de Patativa do Assaré. 

“A obra de Patativa do Assaré é um marco na cultura cearense e brasileira, ecoando não apenas na literatura de cordel, mas também na música, no teatro e nas artes visuais. Sua poesia, carregada de lirismo, humor e crítica social, continua a inspirar novos artistas e obras, mantendo viva a tradição oral e a riqueza cultural do Nordeste. Ao celebrarmos os 115 anos de Patativa do Assaré, reafirmamos a importância de sua obra para a perpetuação e renovação da nossa identidade cultural”, comenta Paola Tôrres, que também integra o Conselho Editorial da Editora UFC.

Como parte do repertório da aula-espetáculo a ser realizada na solenidade, serão apresentados cordéis que abordam desde questões sociais e políticas até temas mais líricos e pessoais, bem como poemas musicados. O legado do professor da UFC Gilmar de Carvalho também será enfatizado na ocasião. “Haverá uma homenagem especial ao trabalho do pesquisador Gilmar de Carvalho, que foi um grande estudioso da cultura popular nordestina e um dos responsáveis por valorizar e preservar o legado de Patativa do Assaré. Sua dedicação à cultura nordestina será lembrada como um exemplo de compromisso com a preservação e a valorização das nossas tradições”, detalha a conselheira.

Coordenadora da reedição da obra e vice-diretora da Editora da UFC, a Profª Juliana Diniz enfatiza que a difusão da literatura cearense é um compromisso do equipamento cultural nesta nova fase. “Entendemos a literatura em seu sentido mais rico, abrangente e diverso. A literatura popular, muito ligada à oralidade e sua música própria, alimentada pela maestria dos cordelistas do Ceará e do Nordeste, merece um espaço de honra nesse esforço de difundir a cultura cearense. Preparar uma obra que aproxime o leitor da literatura de cordel, que sistematize e reúna muitos dos poemas que viajam na oralidade é uma forma de contribuir para o fortalecimento dessa cultura”, declara.

A coletânea Cordéis estará à venda no lançamento e poderá ser adquirida posteriormente na sede da livraria da UFC, na área 1 do Centro de Humanidades (av. da Universidade, 2762, Benfica), ou ainda pelo perfil da livraria no Instagram (@livrariadaufc).

Poeta Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré) nasceu em 5 de março de 1909, no sítio Serra de Santana, em Assaré (CE), e faleceu em 8 de julho de 2002. Descendente de uma família pobre de agricultores, foi o segundo dos cinco filhos de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Aos seis anos contraiu sarampo e ficou cego de um dos olhos e, aos oito, ficou órfão de pai.

Na companhia do irmão mais velho, assumiu a labuta da terra para o sustento da mãe e dos irmãos mais novos. Frequentou a escola pela primeira vez aos 12 anos de idade e em quatro meses aprendeu a ler, fazendo da poesia a sua paixão. Com 16 anos passou a tocar viola e fazer repentes, tornando-se um dos maiores representantes da poesia popular brasileira. A Universidade Federal do Ceará outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa em 8 de outubro de 1999.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezessete =

Verifique também

Dia Mundial da Voz: especialistas alertam sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças vocais

Identificar problemas vocais em estágios iniciais pode ter um impacto significativo no tra…