
Em alusão ao Abril Marrom, campanha do Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre importância da Saúde Ocular e da prevenção da cegueira, o Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (CAVIVER), realiza uma ação especial de saúde ocular nos dias 12 e 13 de abril, no RioMar Fortaleza.
A iniciativa tem como foco a prevenção da cegueira infantil, oferecendo gratuitamente o Teste do Olhinho para todas as crianças que visitarem o espaço.
A ação acontece em parceria com a SOCEP – Sociedade Cearense de Pediatria e SCO Sociedade Cearense de Oftalmologia. Contará com a presença da Dra. Islane Verçosa, presidente do CAVIVER e Dra. Ana Valéria Teixeira, presidente da SCO.
O objetivo é promover o diagnóstico precoce de doenças oculares congênitas, que muitas vezes não apresentam sintomas, mas que podem levar à perda irreversível da visão se não forem diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno.
“Sabemos que o shopping é um local de grande circulação de crianças, adolescentes e famílias. Esperamos que essa ação contribua para sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, evitando casos de cegueira evitável e proporcionando mais qualidade de vida”, destaca Dra. Islane.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil possui cerca de 1,6 milhão de pessoas com cegueira e 4 milhões com baixa visão, mesmo após correção óptica. A maioria desses casos poderia ser evitada com ações como o Teste do Olhinho, obrigatório por lei (Lei nº 12.303/2010) e deve ser realizado em todas as maternidades públicas e privadas do país.
Teste do Olhinho
Também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um exame rápido, indolor e essencial nos primeiros dias de vida do bebê. Com a ajuda de um oftalmoscópio, o profissional de saúde analisa o reflexo da luz nas pupilas. A ausência ou alteração desse reflexo pode indicar doenças graves como:
• Catarata congênita;
• Glaucoma congênito;
• Retinoblastoma;
• Descolamento de retina;
• Outras malformações oculares.
Quiosque Social em parceria com o IJCPM
Durante todo o mês de abril, a CAVIVER está no Quiosque Social, projeto do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), em parceria com os shoppings RioMar em Fortaleza, que cede gratuitamente o espaço para entidades divulgarem suas ações durante um mês. O quiosque está localizado no Piso L1, em frente às Lojas Americanas. Toda a arrecadação será revertida para a prevenção, tratamento e reabilitação visual de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social.
Fundada em 2006, a instituição já realizou mais de 57 mil atendimentos, incluindo consultas, cirurgias e programas de reabilitação, assistindo pacientes de todos os 184 municípios do Ceará e de estados vizinhos. Com uma equipe multidisciplinar composta por oftalmologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais, o CAVIVER é referência no tratamento de doenças como catarata congénita, glaucoma infantil e retinopatia da prematuridade — principais causas da cegueira infantil.
Abril Marrom
A campanha Abril Marrom foi idealizada em 2016 pelo médico oftalmologista Dr. Suel Abujamra, e abril foi escolhido por ser o mês de nascimento de José Álvares de Azevedo (08/04), introdutor do sistema Braille no Brasil. A cor marrom representa a cor de íris mais comum entre os brasileiros.
Para mais informações e agendamento de entrevistas: Conceição Santana
CAVIVER (85) 9.9833-9167