Home Geral Caucaia terá Dia de Conscientização e Combate à Gordofobia no calendário oficial do município

Caucaia terá Dia de Conscientização e Combate à Gordofobia no calendário oficial do município

3 min read
0
0
69

O dia 10 de setembro em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, é oficialmente o Dia Municipal de Conscientização e Combate à Gordofobia. A Lei Municipal 3.355/2021 foi sancionada no dia 19 de novembro de 2021, desde então a data passou a integrar o calendário Oficial de Eventos do Município. A lei de autoria do Vereador Vanderlan Alves (União Brasil) foi sancionada pelo Prefeito Vitor Valim e visa promover a conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas acima do peso.

O debate é necessário e inclusivo. Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019. No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros.

A Lei 3.355/2021 institui o Dia Municipal de Conscientização e Combate à Gordofobia, que passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e o dia escolhido foi o 10 de setembro, data já conhecida, informalmente, como Dia do Gordo. Instituir a data para o combate a gordofobia cumpre a missão de trazer luz ao debate e ao tipo de discriminação que atinge parte significativa da população.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…