Home Geral Associação Peter Pan completa 26 anos de história nesta quinta-feira (07)

Associação Peter Pan completa 26 anos de história nesta quinta-feira (07)

8 min read
0
0
159

Há 26 anos nascia uma instituição que se tornou símbolo de esperança e cura para milhares de crianças e adolescentes que enfrentam a desafiadora luta contra o câncer. Nesta quinta-feira (07), a Associação Peter Pan celebra seu vigésimo sexto aniversário com a presença da presidente da ONG, Olga Freire, pacientes e familiares, além dos seus colaboradores e voluntários.

Durante o dia foram realizadas diversas homenagens, como a escrita de desejos para os próximos anos da instituição em fitinhas de cetim amarradas nas grades da sede administrativa, entrega de presentes para os pacientes no Centro Pediátrico do Câncer, inauguração do Sino da Esperança no hospital e o plantio de uma muda de árvore ipê-amarelo, simbolizando a nova etapa de gestão e os planos futuros.

A Presidente da APP, Olga Freire, comemorou essa importante data com uma reflexão. “A APP completa hoje 26 anos. Uma trajetória de trabalho contra o câncer construída com amor e transformação. O significado desta data é simbolizado pela mudança no segmento câncer pediátrico em nosso estado. Antes da Associação Peter Pan existia um cenário e hoje temos outro. Os resultados desta trajetória são vistos em cada vida salva em mais de duas décadas. O maior presente que poderíamos receber hoje é dar o futuro de presente aos nossos pacientes. O trabalho que executamos só tem um propósito: a cura. E este propósito tem sido buscado ano após ano de forma comprometida e transparente.”

Foto: Divulgação

A trajetória 

A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a APP vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil nas regiões Norte e Nordeste nos últimos 26 anos. Com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, no ano 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil em todo o estado.

No ano de 2010 a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer, ou Hospital Peter Pan, como ficou conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local atende milhares de pacientes e familiares todos os anos. Atualmente o prédio possui uma área de 4.995 m² formada por leitos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermaria, consultórios médicos, além de espaços diferenciados como a Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que proporcionam conforto, humanização, entretenimento e qualidade de vida ao paciente e sua família.

Além do CPC, a Associação Peter Pan realiza dezesseis programas sociais. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento. Em 2021, cerca de 1.100 pacientes foram assistidos mensalmente, totalizando 53.634 mil assistências no ano. Em média, cada criança é beneficiada por 4 programas sociais, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que têm proporcionado melhor qualidade de vida às crianças e aos seus familiares. “Conseguir a cura não é somente uma vitória do paciente. É uma conquista de todos que escolheram batalhar pela vida de cada um deles”, explica Olga.

Melhores ONGs do Brasil  

Concorrendo com 670 de instituições de todo o Brasil, que atuam nos setores de saúde, educação, meio ambiente, esporte, criança e adolescente e desenvolvimento local, a Associação Peter Pan está entre as 100 Melhores ONGs do país no ano de 2020. Em 2019 a instituição foi eleita a Melhor do país, destacando-se em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Verifique também

Hamburgueria em Fortaleza distribuirá 900 sanduíches gratuitamente, neste domingo (26)

A ação especial visa comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado no dia 28 de maio …