Home Educação Governo quer EaD no Ensino Superior para todos os municípios cearenses até 2025

Governo quer EaD no Ensino Superior para todos os municípios cearenses até 2025

8 min read
0
0
69

O Governo do Ceará recebeu a diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes) – fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) -, professora Suzana Gomes, para discutir a expansão e interiorização da Educação a Distância (EaD) na rede pública no Ceará nos âmbitos do Ensino Superior, na graduação e na pós-graduação.

A meta do Executivo é unir esforços para que, até 2025, todos os municípios cearenses possam contar com polos de apoio presencial e ofertas de cursos de graduação e especialização no formato EaD.

Representando o chefe do Executivo estadual, o assessor especial da Chefia de Gabinete do governador Elmano de Freitas (PT), Nelson Martins, ressaltou a importância das tratativas para o Ensino Superior chegar da melhor forma em todo o território cearense. “Nós fizemos uma reunião há uns três meses, em que foi sugerido universalizar a Educação Superior no estado, e ficamos animados”.

“O governador logo permitiu iniciarmos os trabalhos para isso e o EaD é uma das modalidades a serem utilizados”, pontuou o assessor especial.

Além dele, estiveram presente na reunião a secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; a secretária estadual de Educação, Eliana Estrela; a presidente do Conselho de Educação do Estado, Ada Pimentel; e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), como o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hildebrando Soares, a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudia Ramos Carioca, e o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Igor Paim.

A tratativa para a ampliação do EaD aos municípios do Estado surge a partir do edital 05/2023 – DED/Capes, emitido no dia 14 de julho de 2023, que ofertou 290 mil vagas de cursos de graduação e pós-graduação a distância financiados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o país. Dessas, 14.700 vagas serão executadas pelo conjunto de seis IES cearenses. Do total de vagas, 10.050 serão destinadas a cursos de licenciatura, 1.350 para cursos de bacharelado, e 3.300 vagas para cursos de especialização.

O Ceará enviou ao DED/Capes uma relação de 28 municípios para criação de novos polos de apoio à Educação a Distância, com 21 prontamente aprovados. Durante a reunião, a diretora da DED/Capes, além de elogiar a iniciativa do Ceará de crescimento do Ensino Superior por todo o Estado, também garantiu que os sete municípios restantes da lista serão reavaliados, pois são considerados de grande impacto para os cearenses.

“A EaD que defendemos está comprometida com o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. O Ceará merece os parabéns por essa iniciativa de expansão do Ensino Superior com qualidade. Nós temos no Brasil jovens e adultos que não vão ter condições de cursar o Ensino Superior presencialmente, pelas condições de vida, de emprego e de realidade. Então, o EaD é uma porta de entrada para eles e é um desafio nosso fazer isso com qualidade”, ressaltou Suzana Gomes.

Avanço na expansão

Segundo a titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, há a necessidade de avanço quanto a recursos para manter a modalidade EaD funcionando com êxito.

“Quanto à Secretaria, hoje, nós temos nove polos ofertando EaD, e as prefeituras foram as principais colaboradoras desse movimento. Existem parcerias, existem locais apropriados, mas precisamos avançar quanto a repasse de recursos”, disse.

“No ponto de vista da pós-graduação para o EaD, há um movimento tímido aqui, mas trabalharemos nisso”, completou

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, destacou a importância do momento para o sucesso no plano de descentralização das universidades estaduais.

“Nós temos esse projeto da universalização da Educação Superior pública e gratuita aqui no estado, seja por meio da ação nos campi presenciais, seja somada pela oferta da EaD. Queremos isso no formato que ela tem hoje, que é formação de professores e gestão. Que essas universidades possam estar empenhadas neste trabalho para fazermos essa expansão juntos”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

Verifique também

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão XIV, uma carta na q…