
O PDT escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como o pré-candidato ao Governo do Ceará por maioria de votos dos 84 integrantes do diretório regional. A votação aconteceu no início da noite desta segunda-feira (18), na sede do partido na capital sob o comando do presidente André Figueiredo.
A votação que definiu a escolha do pré-candidato finalizou com Izolda Cela com 29 votos e o ex-prefeito Roberto Cláudio com 55, totalizando 65,4% dos votos.
“A primeira tarefa nossa agora é celebrar e construir nossa unidade interna, depois disso procurar também, humildemente, todos os nossos aliados que compõem a nossa aliada hoje, procurar o ex-governador Camilo Santana, procurar todo mundo para conversar e manter a aliança o mais ampla possível”, disse Roberto Cláudio ao deixar o evento.
Nas últimas semanas, a disputa interna do PDT foi acirrada entre a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio. Ambos receberam apoio de vários partidos e parlamentares. O presidente estadual, André Figueiredo, defendeu união do partido após decisão.
“Teve uma reunião prévia onde foi sinalizado, com muita ênfase, a possibilidade de nós estarmos unidos. Então, o Roberto mesmo disse que, caso não fosse ele o vencedor, ele logo depois estaria já com a camisa da Izolda trabalhando nisso. Esperamos que aconteça o mesmo”, pontuou.
A convenção que vai oficializar a condição de Roberto Cláudio será no próximo domingo, 24 de julho.
Desistências
No início da tarde, o pré-candidato Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, anunciou desistência do páreo e comunicou em nota que apoiaria Izolda Cela. O deputado federal Mauro Benevides Filho também saiu da disputa, mas, mesmo ligado ao grupo do ex-ministro Ciro Gomes, não adotou posição em relação a nenhum dos demais nomes. Mauro defendeu um acordo entre as diferentes alas pedetistas.