
Para conscientizar a população e informar sobre o Glaucoma, uma das principais causas de perda irreversível da visão, neste sábado (28), o Instituto Olhar promove o 12º Encontro dos Portadores de Glaucoma. Além de palestras, a entidade vai oferecer atendimento gratuito a mais de 3000 pessoas. Os atendimentos serão realizados na Rede Bioclínica do bairro José Walter e Messejana, nesse sábado e no dia 11 de junho.
Para ser atendido é necessário fazer a inscrição online no site do instituto. No endereço será necessário preencher um formulário com nome, e-mail, telefone e CPF. Em seguida, o paciente pode comparecer em qualquer um dos mutirões a serem realizados nos próximos dias.
O serviço será realizado por uma equipe multidisciplinar, a qual destaca nas consultas a importância do diagnóstico precoce da doença. Os atendimentos incluem avaliação do fundo de olho, aferição de glicemia e pressão arterial.
O que é Glaucoma?
Glaucoma é uma doença ocular causada sobretudo pelo aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se caso não ocorra o tratamento adequadamente, a doença pode evoluir para a cegueira permanente.
Existem vários tipos. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos, e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas etc.