
Milhares de fortalezenses se reuniram na Praia de Iracema, nesta quarta-feira (13), para comemorar o aniversário de 296 anos da Capital. O evento, que teve como atração principal o cantor e compositor Raimundo Fagner e o ritmo de outros artistas locais, marcou a celebração com o sentimento de retomada das atividades culturais gratuitas após mais de dois anos de pandemia.
A programação contou com a performance de Bárbara Sena, Maria Antonia, Camila Marieta, Navire, Nayra Costa e Selvagens à Procura de Lei, que animaram o público com ritmos como rap, MPB e rock.
“É indescritível, para mim, estar aqui hoje celebrando 296 anos como prefeito de Fortaleza. Celebramos essa virada de chave prestigiando artistas da casa, tudo dentro do preconizado pelas autoridades sanitárias. Vivemos um dos momentos mais tranquilos da pandemia, e parabenizo a todos os fortalezenses por este dia”, disse o prefeito José Sarto, que marcou presença no evento.
O secretário da cultura, Elpídio Nogueira, comentou sobre a volta de grandes eventos em Fortaleza, sobretudo na Praia de Iracema, local que costuma ser palco de ocasiões como o Réveillon, o Carnaval, dentre outros.
“Durante a preparação ao longo do dia, tive o prazer de sentir a alegria das pessoas passando aqui e agradecendo pela oportunidade de se reunir em um grande evento. A cultura de Fortaleza está dando um pontapé na retomada das atividades nesse dia tão especial”, declarou o secretário.
Uma das atrações mais esperadas da noite, a cantora Nayra Costa avaliou o momento de celebração e retomada de apresentações com o público como acolhedor e significativo. “A sensação é de que vencemos, estamos vivos e estou feliz de estar aqui e poder encontrar o público e os amigos artistas. Além de que a Praia de Iracema é um dos meus locais preferidos da cidade, então é muito bom participar”.
Para acessar a celebração, os presentes precisaram apresentar comprovante vacinal, e por isso a organização do evento disponibilizou ampla entrada para a conferência do documento. O público também contou com um plano operacional envolvendo as áreas de segurança, saúde, limpeza e mobilidade.
A sensação de estar curtindo um show ao ar livre, para o músico e técnico de som Felipe Ferreira, é como a de reconstruir a vida diante do período da pandemia. “Foi algo doloroso para muitas pessoas e é maravilhoso estar aqui, ver pessoas que trabalham no setor cultural retomando os trabalhos. A expectativa de ver artistas cearenses no palco é a melhor possível, então é muito bom poder comemorar os 286 anos de Fortaleza”, contou.