Home Educação UFC é a 15ª instituição do Brasil com mais depósito de patentes no INPI em 2023

UFC é a 15ª instituição do Brasil com mais depósito de patentes no INPI em 2023

4 min read
0
0
25

A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou uma posição e ficou na 15ª posição no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação de 2023, que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, o Instituto apontou 31 inventos depositados, seis a mais do que em 2022, quando a UFC ocupou a 16ª posição.

O depósito de patentes é o momento em que um pesquisador ou instituição solicita o reconhecimento da autoria de determinado invento. Ele é um indicador importante da capacidade de inovação de uma instituição.

Com o resultado do ranking, a UFC ficou à frente de importantes centros de pesquisa e inovação brasileiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª). A PETROBRAS ficou com a primeira posição no levantamento, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande.

“É notável que a UFC esteja nesse ranking, especialmente quando se lembra que 15% das patentes depositadas foram concedidas”, comemora a Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). Segundo a gestora, as patentes depositadas estão distribuídas principalmente nas áreas da Ciências da Saúde, Alimentos, Engenharias, Química, Agropecuária, Industria Energia e Meio Ambiente.

Para a Profª Cláudia, o bom resultado é decorrente do trabalho que a Universidade desenvolveu a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04 e nº 13.243; do Marco Legal da Inovação; e do Decreto nº 9.283/2018.

“A política de inovação no âmbito das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) vem sendo estabelecida. E, especialmente na Universidade Federal do Ceará, vem sendo reestruturada pela qualificação da equipe UFC Inova, com revisão das resoluções e apoio da atual gestão, que visa expandir o conhecimento além dos muros da UFC, sendo propulsor da pesquisa e inovação no Ceará”, complementa.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …