Home Turismo Turistas aprovam nova Feirinha da Beira-Mar

Turistas aprovam nova Feirinha da Beira-Mar

7 min read
0
0
103

Variedade em produtos locais e a hospitalidade ímpar dos permissionários da Feirinha da Beira-Mar, os turistas que vêm a Fortaleza já sabem que vão encontrar. Para além disso, durante este mês de julho, os visitantes de outros estados e países se deparam, pela primeira vez, com as novas instalações do tradicional comércio da orla: mais sombra, conforto e organização não apenas espacial, mas também visual.

“Está sendo muito mais agradável, mais organizado e me parece mais limpo, também. Sinto mais segurança, o espaço entre as barracas, no corredor, é muito melhor. Antes, parecia mais fechada, com a sensação de ter mais pessoas. Agora melhorou muito, mesmo”, comparou a turista Alessandra de Melo, que mora na Itália e já esteve em Fortaleza antes, quando a Feirinha ainda tinha uma estrutura improvisada.

A sensação da visitante é consenso entre aqueles que passeiam entre os novos boxes padronizados, que de domingo a domingo, atendem os interessados em artigos de decoração, roupas, acessórios, pinturas, produtos em crochê e renda outros itens locais.

Pela primeira vez na Capital cearense, o turista de Campinas, Robson da Silva, assim que chegou, percebeu a qualidade e a organização do comércio. “É bem pontual, falaram que abriria às cinco horas, nos preparamos e quando chegamos já estava funcionando. É bem organizado e bonito. Com certeza pretendo voltar”, afirmou.

Segundo o Observatório do Turismo de Fortaleza, ligado à Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), são esperados creca de 400 mil turistas em Fortalza. O número se aproxima do registrado na última alta estação, quando Fortaleza recebeu cerca de 500 mil turistas entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Além disso, o gasto médio diário dos viajantes deve ser de R$ 320,00, no caso do turista nacional e de R$ 518,00, no caso do internacional.

Por isso, a expectativa é animadora também para os comerciantes da Feirinha, que já comemoram não apenas as melhorias condições de trabalho devido a requalificação da Beira-Mar e a nova infraestrutura, mas também uma provável alta nas vendas.

Há 40 anos trabalhando na Feirinha da Beira-Mar, a comerciante Maria do Carmo Miranda conta que a realidade hoje é diferente de bem pouco tempo atrás, quando a estrutura ainda era desordenada e precária. “Agora, temos luz e também é só chegar, subir o portão e dar uma organizada nas coisas. Melhorou cem por cento, não tem nem comparação. Acredito que é só questão de tempo ter mais vendas, pois muita gente ainda não sabe que estamos aqui, mas quando o pessoal chega, nos dá parabéns”, disse.

Nova Feirinha

A nova Feirinha da Beira-Mar possui mais de 8 mil m² de área urbanizada e acessível. Das 16h às 22h, 707 boxes acomodam os variados produtos de comerciantes e recebe visitantes com novo piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas.

As intervenções realizadas na Feirinha foram realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em diálogo com a Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira-Mar (Asfabem), com apoio da Secretaria da Gestão Regional (Seger), por meio da Secretaria Executiva Regional 2.

Chegada de turistas

De acordo com a Fraport – concessionária que administra o aeroporto de Fortaleza – o terminal deve receber mais de 3.500 voos em julho e uma média diária de 17 mil passageiros. Em termos de ocupação hoteleira, a Setfor aposta numa taxa em torno de 80%.

Além disso, segundo o Observatório do Turismo, a permanência dos viajantes deve ser, em média, de oito dias para o turista nacional, e de dez dias para os que vêm do exterior.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 13 =

Verifique também

História do castelo construído como prova de amor em Fortaleza é contada em livro

O enredo dessa história está narrada no livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição, 5…