Home Economia Setor de bares e restaurantes no Ceará prevê alta no faturamento no Dia das Mães

Setor de bares e restaurantes no Ceará prevê alta no faturamento no Dia das Mães

3 min read
0
0
10

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará aponta que os proprietários de estabelecimentos têm boas expectativas para o Dia das Mães, no próximo domingo (11). O levantamento foi feito entre os dias 22 e 29 de abril em todos os estados onde a entidade classista atua.

Segundo a pesquisa, quase 80% dos comerciantes pretendem abrir os estabelecimentos no domingo. Entre os cearenses, 76% esperam faturar mais este ano do que na mesma data do ano passado, sendo que 17% esperam aumentar o faturamento até 20%.

Além disso, 12% esperam aumentar entre 21% e 30%, e para 1% a alta pode passar de 30%. Outros 19% esperam faturar o mesmo que em 2024, e 5% acreditam que haverá queda no faturamento. Já 4% dos estabelecimentos não existiam em 2024 e não têm base para comparação.

“O setor ainda enfrenta enormes desafios para retomar a lucratividade, com mais da metade das empresas operando no vermelho e um endividamento pesado, principalmente com impostos. Mas datas como o Dia das Mães, em que 76% dos empreendedores apostam num faturamento maior, seguido posteriormente pelo Dia dos Namorados, trazem uma esperança maior de alívio nas contas. Para isso, iremos lançar a Semana dos Namorados, para dar fôlego ao setor e ampliar as oportunidades de faturamento num momento tão estratégico“, disse Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.

Situação financeira

No Ceará, segundo a pesquisa, 33% das empresas operaram em prejuízo em março. Outros 35% conseguiram lucrar e 32% registraram estabilidade. O levantamento também aponta que 47% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Outros 47% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e 6% reajustaram acima da inflação.

Com relação ao endividamento, a pesquisa mostra que 48% das empresas têm dívidas em atraso. Entre os principais débitos estão os impostos federais (89%), estaduais (60%) e empréstimos bancários (51%).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia
Comentários estão fechados.

Verifique também

DFB Festival 2025 divulga programação do Summit com foco em moda, inovação e empreendedorismo

Como parte da programação do DFB Festival 2025, maior evento de moda autoral da América La…