Home Saúde Saiba por que é importante vacinar as crianças e manter caderneta atualizada

Saiba por que é importante vacinar as crianças e manter caderneta atualizada

7 min read
0
0
55

As vacinas têm como principal função fortalecer e criar imunidade no organismo, e contribuir, de forma direta, para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus e bactérias. Com o intuito de fortalecer e incentivar a vacinação, a Prefeitura de Fortaleza reforça a importância de manter a caderneta vacinal atualizada, evitando que doenças já erradicadas retornem, além do possível aumento de casos de enfermidades existentes.

As campanhas nacionais de vacinação são importantes nesse processo de incentivo e conscientização, mas, ainda que não esteja acontecendo alguma ação específica, é fundamental que crianças e jovens sejam levados por seus responsáveis ao posto de saúde mais próximo, para verificar sua caderneta vacinal e atualizar, caso necessário. A imunização é essencial e a melhor alternativa para garantir a saúde de todos, aumentando a imunidade e reforçando as defesas naturais do organismo.

“É importante vacinar as crianças desde os primeiros meses de vida para garantir que elas recebam a imunização básica necessária, garantindo que estejam protegidas contra doenças e não transmitam para as demais pessoas. Vacinação é uma proteção coletiva e todos devem se vacinar para se proteger e proteger as pessoas a sua volta”, reforça Vanessa Soldatelli, coordenadora da imunização de Fortaleza.

Cartão de vacinação

O acesso ao seu cartão de vacinação digital pode ser feito por meio do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para dispositivos iOS e Android. Na seção Vacinação, é possível verificar quais vacinas foram aplicadas recentemente e quais ainda estão pendentes.

Balanço

De acordo com o último balanço do Governo Federal, lançado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), entre os meses de janeiro e novembro de 2023, 75,2% das crianças menores de um ano em Fortaleza receberam vacinas para os principais imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como o rotavírus humano, poliomielite, hepatite B e a meningocócica conjugada C. Já nas crianças maiores de um ano, a média é de 75,9%.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima que cerca de 7.868 crianças menores de um ano e 7.636 crianças acima de um ano estão com um ou mais imunizantes pendentes na caderneta vacinal.

Oferta de vacinas

A Prefeitura de Fortaleza oferta a imunização nos 118 unidades de saúde do Município, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. E nos fins de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30 (o endereço dos locais podem ser conferidos no portal da Prefeitura).

Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.

Vacinas disponíveis para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponíveis para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal. A vacinação contra a Covid-19 está disponível para todos os públicos.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Verifique também

Cerca de 6,4 mi de contribuintes ainda não entregaram declaração do IR

A dois dias do fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, po…