Home Saúde Neurologista fala sobre afasia, doença que acometeu Bruce Willis, o astro de Hollywood

Neurologista fala sobre afasia, doença que acometeu Bruce Willis, o astro de Hollywood

3 min read
0
0
101

Afasia é um distúrbio da linguagem, podendo afetar um ou mais de seus diferentes elementos, entre eles: compreensão, formulação de palavras ou frases, identificação de pessoas, nomeação de objetos, capacidade de escrever ou ler, dentre outros.

Diversas doenças podem cursar com afasia, desde agudas, como o traumatismo crânio encefálico e acidente vascular cerebral por exemplo, sendo esta última a principal das causas de afasia, até enfermidades crônicas, tais como algumas síndromes demenciais, tais como doença de Alzheimer e Demência frontotemporal (DFT).  

Segundo Drº Gutemberg Santos, Neurologista e Docente do IDOMED,  até mesmo doenças como enxaqueca e epilepsia podem cursar momentaneamente com afasia. Ainda não se sabe qual a causa da afasia do ator Bruce Willis, porém é importante destacar que o diagnóstico precoce e preciso são determinantes para a instituição de tratamento adequado, podendo significar a diferença entre uma evolução favorável ou não.   

Os exames complementares são indicados de acordo com a suspeita diagnóstica, estando entre os principais os de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada de crânio. Neste mesmo contexto de etiologia responsável pela afasia, outras sintomatologias podem acompanhar o quadro, muitas das vezes auxiliando no correto diagnóstico. 

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

  • Cresce demanda por especialistas em medicina da família

    O Brasil ultrapassou a marca de 500 mil médicos. Desses, segundo dados do Conselho Federal…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + onze =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…