Home Agenda Museu Ferroviário Estação João Felipe recebe I Encontro de Ferromodelismo do Ceará

Museu Ferroviário Estação João Felipe recebe I Encontro de Ferromodelismo do Ceará

7 min read
0
0
43

Neste sábado (24) e no domingo (25), o Museu Ferroviário Estação João Felipe, em Fortaleza, recebe das 10h às 18h o I Encontro de Ferromodelismo com exposição de trens em minuaturas e maquetes de vias férreas com até 10 metros de comprimento. O acesso é gratuito.

O I Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário apresenta ao público cinco maquetes gigantes que representam vias férreas, reais ou fictícias do Estado, com locomotivas, trilhos, pessoas, árvores, casas e outras figuras em escalas reduzidas. Miniaturas de trens também integram a cenografia do espaço. A Diretora do Museu Ferroviário, Cristina Holanda, acredita que o Encontro é uma oportunidade de gerar conhecimento de maneira lúdica:

“O Museu Ferroviário Estação João Felipe, como um museu histórico, realiza o Encontro de Ferromodelismo ao compreender que estes encontros são muito escassos na região Nordeste. As maquetes trazem importantes elementos para quem quer conhecer as ferrovias cearenses, como é o caso da maquete que apresenta a Estação de Sobral e a que representa as Oficinas do Urubu, hoje integrante do nosso acervo permanente”, destaca.

Encontro de Ferromodelismo no Museu Ferroviário

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo. Sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por artesãos alemães, por volta de 1830.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.

Única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada na cidade de Ribeirão Preto (SP), a empresa é uma das apoiadoras do I Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário Estação João Felipe.

Os ferromodelistas

Os ferromodelistas que expõem nesta primeira edição do Encontro são Julio Cesar Costa, Marcos Vinicius Santos, Edilson Geraldo, José Antônio Nóbrega e Antônio Simão. Ex-ferroviários, familiares de ferroviários ou apenas amantes da ferrovia, todos têm em comum a paixão pelas miniaturas que formam cidades inteiras.

“Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby e decidimos realizar este encontro para trocar informações e também para que o público em geral conheça o fascinante mundo do ferromodelismo. O modelismo ferroviário é a porta a um mundo cheio de expectativas e realizações”, aposta Julio Cesar, neto de ferroviário, articulador do evento e autor da maquete que representa a Estação Ferroviária de Sobral, interior do Ceará.

O jovem Marcos Vinicius Santos, de apenas 22 anos, é modelista autodidata. Morador do bairro Novo Maracanaú, cresceu ouvindo o trem passando ao lado de sua casa. “E assim nasceu o amor pela ferrovia”, relembra. “Uso canetas, tinta guache, desenho meus moldes, corto papel e monto meus trens em miniatura. Cada miniatura vou evoluindo, incluindo detalhes… Este trem que vou apresentar no Encontro é uma locomotiva de dois metros, feito ao longo de dois meses. Comecei a modelar em 2018 e não paro mais”.

Serviço:

I Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário

Quando: 24 e 25/02. Sábado, das 12h às 20h; domingo, das 10h às 18h.

Onde: Rua 24 de maio, s/nº, Centro. Acesso pela Pinacoteca do Ceará.

Gratuito

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Verifique também

Dia Mundial da Voz: especialistas alertam sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças vocais

Identificar problemas vocais em estágios iniciais pode ter um impacto significativo no tra…