Home Economia Mais de 97% das pessoas pretendem realizar compras em supermercados na Black Friday

Mais de 97% das pessoas pretendem realizar compras em supermercados na Black Friday

7 min read
0
0
56

Principal plataforma de ativação varejista, a IZIO&Co fez um estudo sobre as intenções do consumidor na Black Friday deste ano. Ao ouvir mais de 2 mil shoppers que frequentaram 14 varejos, os dados coletados em outubro mostram que 97,13% pretendem comprar durante a data comercial em supermercados, enquanto apenas 2,87% não vão aproveitar o período de promoções.

Para a maioria dos respondentes (46,71%), obter descontos em produtos que eles já adquirem normalmente é o grande motivo para gastarem na ocasião em comércios supermercadistas, seguido da economia de dinheiro em itens essenciais (37,84%). Nesse sentido, 70,46% também dizem que uma redução significativa dos preços é o fator fundamental para tornar um uma compra atrativa, 15,07% mencionam a qualidade do que estão levando para casa e 6,88% citam brindes ou bônus.

Já em relação às categorias preferidas, a de alimentos (85,74%) tomou a liderança, sendo que 91,64% dos entrevistados ressaltam que costumam aproveitar os descontos daqueles que são perecíveis. Outros destaques são produtos de higiene pessoal (60,92%), produtos de limpeza (57,45%) e bebidas (54,68%).

A maior parte das pessoas (83,99%) também relata que prefere comprar fisicamente na loja, e só 16,01% optam pelo e-commerce. Segundo Rodrigo Matheus, CMO&CPO da IZIO&Co, demandas como essa comprovam o quanto a digitalização do varejo elevou o nível de exigência dos consumidores e os empreendedores precisam se movimentar para atendê-las.

“Os varejistas não podem mais só diminuir valores sem entenderem quem está do outro lado. É preciso conhecer o cliente e quais são as suas necessidades, analisando como agem, de fato, no momento de adquirirem um determinado produto. É pensando nesse contexto que a tecnologia auxilia na produção de análises de mercado como essa e insumos que resultam em uma estratégia realmente bem-sucedida para a Black Friday”, diz.

Quem não vai aproveitar a Black Friday este ano

Mesmo que uma parcela gigantesca dos consumidores tenha objetivos de comprar algo na data, há aqueles que possuem suas razões para não gastar. As duas principais delas são o orçamento apertado (41,38%) e a aglomeração nas lojas (25,86%). Além disso, 75% deles destacam que já tiveram experiências negativas na época por falsos descontos e 25% pelas dificuldades no atendimento.

Para completar, os entrevistados também elencaram outros momentos vantajosos para fazer compras, podendo substituir a Black Friday como a situação ideal para adquirir novos produtos. Entre elas, estão os descontos de aniversário de varejistas (29,31%), saldão pós-Natal (25,85%) e as liquidações de final de temporada (22,41%).

Sobre a IZIO&Co
A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiência para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do aplicativo Mangos, que utiliza o cashback, benefício de crédito em constante crescimento no País, para colocar a indústria em contato direto com o consumidor final de forma prática e assertiva. Além disso, a empresa também possui o IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM e vendas.
No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e mais de 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Farmácias Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin. https://www.izio.com.br/

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + cinco =

Verifique também

Mês das noivas: dicas de músicas de amor que são perfeitas para casamento

A música no casamento é mais do que isso. É uma trilha emocional que costura cada momento …