Home Agenda Liderança e empreendedorismo feminino serão abordados no novo curso do Programa Eu/SA Mulheres

Liderança e empreendedorismo feminino serão abordados no novo curso do Programa Eu/SA Mulheres

9 min read
0
0
33

É inegável a forte presença de empreendedoras nos pequenos negócios, que segundo dados do Sebrae, disponibilizados em novembro de 2023, as mulheres empreendedoras representam 34,4% dos negócios formais do país, o que equivale a mais de 10 milhões de empresas. Esses negócios contribuem significativamente para a autonomia financeira de mulheres e, por conseguinte, mudanças socioeconômicas em suas famílias.

Visando esse cenário do empreendedorismo feminino, o Programa Eu/SA Mulheres tem o propósito de contribuir para o protagonismo das mulheres através da gestão, autonomia econômica, empreendedorismo e liderança. Durante todo o mês de março, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza, o programa irá proporcionar um curso gratuito de Capacitação para Mulheres de Negócios. 

Ao longo de quatro dias intensivos, as participantes terão a oportunidade de aprimorar as suas habilidades de liderança, aperfeiçoar estratégias de marketing e aprender técnicas eficazes de gestão financeira. Além disso, haverá uma ênfase especial no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora e na construção de uma rede de apoio sólida entre as participantes.

Os aulões ocorrerão sempre às quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 19h30 às 21h30, por meio da plataforma Google Meet e a inscrição será realizada através do link: https://bit.ly/capacitacaomulheresdenegocios, que também está disponibilizado na bio dos seguintes perfis: @halinecordeiro, @eusamulheres e @museudafotografiafortaleza. O curso ainda contará com a emissão gratuita de certificado.

 Ainda existem muitos desafios em relação a sobrevivência desses negócios, como aponta a pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2023, estudo também conhecido como “Empreendedoras e Seus Negócios 2023”, que destacou o baixo faturamento, aliado a condição de negócios criados por necessidade (83%). Ou seja, a abertura de negócios por mulheres resulta em sua grande maioria de uma busca de sobrevivência.

Outro aspecto importante em relação ao empoderamento feminino trata-se da visibilidade de questões inerentes à mulher, e esta decorre especialmente quando temos lideranças femininas em organizações, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor, além de posições na esfera política.    

Foto: Divulgação

Sobre o Programa Eu/Sa Mulheres

Contribuindo para a discussão do protagonismo feminino, o projeto EU/SA Mulheres, foi idealizado e criado em 2018 pela administradora e consultora especialista em Gestão de Negócios e Administração Pública, Haline Cordeiro.

O Programa aborda diversos temas, como: empreendedorismo, autoestima e saúde, negócios, liderança feminina, inovação, entre outras pautas.

A idealizadora decidiu realizar o projeto, quando visou a sua expertise em relação ao seu bom networking e a sua atuação como educadora e gestora, com objetivo de transformar a vida de muitas mulheres. 

Empreendedorismo e liderança feminina

Mesmo com todos os desafios que ainda deverão ser enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, os dados vêm crescendo quando o assunto é empreendedorismo feminino. Falando do cenário local, tivemos um aumento de empresas registradas por mulheres, se compararmos 2022 e 2023.

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número de empresas abertas por mulheres, seja atuando como microempreendedor ou como sócia de um negócio, apresentou aumento em 2023, com 8.270 abertura de janeiro e fevereiro, em comparação aos 8.113 negócios abertos no mesmo período de 2022. 

A liderança feminina também é uma pauta que tem sido bastante debatida, afinal ainda há diversas críticas sem fundamento quando uma mulher toma a frente de um grande cargo em uma empresa. Mas mesmo com todos esses desafios, segundo a pesquisa do Panorama Mulheres 2023, a presença de mulheres em cargos de presidência no Brasil alcançou 17% das organizações, de 2019 a 2022. O estudo, realizado pelo Talenses Group em parceria com o Insper, mostra que as mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país.

 Serviço:

 Curso gratuito de Capacitação de Mulheres de negócio (online)

 · Aulões Online pelo Google Meet.

 · Datas: 6, 13, 20, 27/03/2024 (quartas seguidas do mês de março)

 · Horário: 19h30 às 21h30

 · Curso gratuito.

 · Público: Mulheres que desejam empreender ou já possuem negócios

 · Temas das Aulas:

 Aulão 1 – Vida Financeira Equilibrada

 Aulão 2 – Como Vender Mais. 

 Aulão 3 – Gestão para Negócios de Sucesso

 Aulão 4 – Empreendedorismo Feminino e Mindset de Crescimento

 · Inscrição: via link https://bit.ly/capacitacaomulheresdenegocios  (disponibilizado na Bio @halinecordeiro e @eusamulheres)

 · Certificado: Emissão gratuita em função da participação (quantidade de aulas).

 · Parceria: Museu da Fotografia Fortaleza – MFF

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 9 =

Verifique também

Ceará lança sua nova marca do turismo em uma das maiores feiras da América Latina do setor

A participação do Ceará na 11ª edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA), em Sã…