Home Cidade Lei que garante assento preferencial a pacientes com câncer é sancionada

Lei que garante assento preferencial a pacientes com câncer é sancionada

4 min read
0
0
22

Pacientes em tratamento oncológico agora têm direito a assento preferencial em todos os veículos que compõem a rede de transporte público do Ceará. O direito foi estabelecido pela lei 18.604, em vigor desde sua sanção, assinada pelo governador Elmano de Freitas, em 29 de novembro de 2023. Agora, pacientes em tratamento contra o câncer se somam a idosos, gestantes e outros beneficiários com direito ao assento preferencial na rede pública de transportes.

A nova lei tem como origem proposta elaborada pelo deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que estabelece as diretrizes que garantem o direito ao assento preferencial para pacientes em tratamento oncológico. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 23 de novembro de 2023, após amplo debate nas comissões temáticas da Casa.

Na redação, fica definido que pacientes em tratamento oncológico têm assento preferencial garantido em ônibus, trens, metrôs, e outros meios que integrem a rede pública do estado do Ceará. Para ter direito ao benefício, o paciente deve estar munido de declaração médica que ateste sua condição. Outra definição da lei é a fixação de cartazes, placas ou comunicados nos veículos, em local visível, divulgando o disposto na lei.

Para o autor da proposta, o deputado Leonardo Pinheiro, a nova legislação “se justifica pela necessidade de prover mais conforto e segurança para aqueles que, momentaneamente, estiverem debilitados”. “É de conhecimento comum que os tratamentos oncológicos podem causar aos pacientes intenso cansaço e fadiga, além de debilitar a saúde de uma maneira geral”, afirma.

Ainda de acordo com ele, é importante “resguardar estes pacientes”. “Não podemos esquecer que para eles, tarefas comuns, como se deslocar de ônibus ou metrô, podem se tornar atividades difíceis de serem realizadas”, salienta.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …