Home Economia Jogo virtual orienta jovens cearenses sobre o momento ideal para ingressar no mercado de trabalho

Jogo virtual orienta jovens cearenses sobre o momento ideal para ingressar no mercado de trabalho

5 min read
0
0
140

De forma lúdica e leve, o game “VUCA” simula a vida real, levando o jogador a pensar nas melhores decisões em diferentes situações cotidianas. Criado pela organização social incentivadora Junior Achievement São Paulo, em parceria com a Accenture, o jogo está disponível para as plataformas web e smartphone.

No Ceará, mais de nove mil alunos de 183 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI’s) matriculados na disciplina eletiva Jovem Empreendedor I contam com a novidade no dia a dia de estudos. Ao todo, são 192 docentes aplicando em suas turmas, mentorados pela equipe de facilitadores da JA Ceará.

O cenário do jogo é o Mundo VUCA, formado por escola, trabalho e família. Nele, o jogador pode escolher entre os personagens Cris, Milena, Brenda e Jonatan – de acordo com as características, aspirações e personalidade que mais se identifica. O objetivo é ajudá-los a se formar na escola e a decidir quando entrar no mercado de trabalho. Eles vão enfrentar dilemas, adversidades, terão que fazer escolhas e encontrar fontes de inspiração para conquistar 1000 pontos e chegar ao Portal Z: O portal das oportunidades.

O game é gratuito e para jogar é só acessar a loja de aplicativos no celular e baixar o app para aparelhos Android ou iOs ou através do link: https://gamevuca.org.br/.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e inovação, e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 37 anos, a organização da sociedade civil (OSC) está em todo território nacional. No Ceará, a Junior Achievement está presente há 16 anos.

O propósito da OSC, mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo das crianças e dos adolescentes para inovar e empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal nos programas e metodologias elaboradas pela JA. As metodologias desenvolvidas inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho. A instituição recebeu, por três anos consecutivos, o selo de 7ª ONG mais influente do mundo pela NGO Advisor, organização independente baseada em Genebra, na Suíça.

 

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…