Home Saúde Janeiro Branco: especialista explica como home care beneficia cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: especialista explica como home care beneficia cuidados com a saúde mental

4 min read
0
0
22

Em meio à campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental, o home care destaca-se como um importante e crucial aliado para o bem-estar psicológico. A modalidade de cuidados em casa não apenas promove a recuperação física, mas também desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio mental.

O conceito de home care, que engloba uma gama de serviços de saúde fornecidos no ambiente domiciliar, tem papel relevante no contexto da saúde mental. De acordo com a médica da família, Dra. Lara Santiago, “a mudança do ambiente hospitalar para o lar oferece benefícios psicológicos significativos, proporcionando um ambiente mais acolhedor e familiar para os pacientes”.

Dra. Lara, também diretora da Kefi Saúde, empresa de Home Care pioneira na internação psiquiátrica domiciliar no Ceará, discorre ainda que o home care representa uma revolução nos cuidados com a saúde mental. “A familiaridade do lar reduz a ansiedade e o estresse associados às internações hospitalares, contribuindo positivamente para a recuperação emocional dos pacientes”, destaca a especialista.

Foto: Divulgação

O suporte emocional da família desempenha ainda um papel fundamental no processo de cura. “A presença dos entes queridos cria uma rede de apoio essencial, promovendo um ambiente terapêutico e favorecendo a reintegração social”, afirma a Dra. Lara.

Além disso, o home care personalizado permite uma abordagem mais flexível, adaptada às necessidades individuais de cada paciente. “Cada pessoa enfrenta desafios únicos em sua jornada de saúde mental, e o home care proporciona uma resposta adaptativa e personalizada, considerando fatores ambientais e emocionais específicos”, explica a especialista.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…