Home Saúde Janeiro Branco: a importância de falar sobre a saúde mental

Janeiro Branco: a importância de falar sobre a saúde mental

4 min read
0
0
22

Um novo ano se inicia, trazendo consigo os novos planos e metas. As pessoas buscam valorizar o recomeço e se alegrar com a sensação de renovação. Atrelado a este sentimento de retomada e boas novas, a campanha janeiro branco traz a importância de falarmos sobre saúde mental.

De acordo com a psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, Elaine de Tomy, é fundamental discutir o tema, devido ao elevado índice de casos de depressão. De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde, cerca de 11 milhões de brasileiros sofrem com adoecimento mental.

“É alarmante o crescimento de pessoas que vivenciam essas dificuldades emocionais, onde as pessoas se veem travadas e não conseguem trilhar novos caminhos, ficando sem perspectivas. É preciso que seja discutida a importância da saúde mental e junto disso, que busquem apoio de familiares e amigos”, afirma.

A especialista ressalta que o assunto “saúde mental” deve ser desmistificado, sendo debatido em variadas áreas, não somente no lado terapêutico mas também em empresas, faculdades e escolas. “Infelizmente algumas pessoas não conseguem reconhecer os sinais ou até por preconceito, se esquivam e não conseguem buscar ajuda” , comenta. “Diante a esse fato, as palestras são uma forma de abranger variados públicos, facilitando a discussão de forma leve e espontânea” conclui.

A campanha Janeiro Branco, que visa a propagação da conscientização sobre os benefícios de uma saúde mental equilibrada, discute técnicas para alcançar metas e o cuidado mental. “Pensando nisso, iremos realizar uma palestra, onde vou debater a Origem da Ansiedade e comentar sobre saúde mental na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo, no dia 12 de janeiro, às 18h30″, finaliza.

Sobre o Instituto Revoar

O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza. Revoar vem do significado tornar a voar, voltar voando, que é associado a leveza e descoberta, e simbolicamente, ajuda as pessoas a se renovarem e se reconectar com o mundo novamente.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Verifique também

Ricardo Cavalcante é o novo diretor institucional do IEL Nacional

O industrial cearense irá atuar junto ao Sesi e ao Senai Nacional para o fortalecimento da…